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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Janaína Gularte-
dc.creatorCoutinho, Juliana Karem Fonseca-
dc.date2015-06-16-
dc.date.accessioned2017-08-29T19:08:17Z-
dc.date.available2017-08-29-
dc.date.available2017-08-29T19:08:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1018-
dc.description.resumoA gestão de marketing é desenvolvida com o intuito de alinhar as habilidades organizacionais com as demandas do ambiente externo, de modo a entregar valor e atender as necessidades e desejos dos clientes e stakeholders. Sob esse enfoque, observa-se a constante interação do marketing com informações internas e externas das organizações, o que denota a necessidade de um sistema de informação que facilite a coleta, armazenagem e análise dos dados obtidos, bem como o emprego de pesquisas de marketing. As atividades do marketing se correlacionam, portanto, com a existência de informações consistentes que irão fornecer base para o seu planejamento, consequentemente irão influenciar nos objetivos e metas organizacionais. A partir disto, os profissionais de marketing poderão adotar estratégias para a oferta dos itens do composto de marketing (produto, preço, praça e promoção). Nas cooperativas, o emprego destas atividades guarda algumas peculiaridades, devido as suas características, princípios e doutrina. Diante disto, este trabalho tem como objetivo diagnosticar as atividades de marketing empregadas por cooperativas localizadas no Oeste Catarinense. Para a realização deste estudo, envolvendo estas variáveis, adotou-se metodologia caracterizada, quanto aos fins como exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, bibliográfica, pesquisa de campo, estudo de casos múltiplos e pesquisa documental, além de ser uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Para sua análise, utilizou-se o método de leitura horizontal e vertical de Thiollent. Participaram deste estudo três cooperativas localizadas no Oeste Catarinense, sendo que em uma delas considerou-se a atuação do marketing institucional e do marketing nas atividades do supermercado da instituição. Apontaram-se três níveis diferentes de estruturação quanto ao marketing: na primeira cooperativa, há atividades voltadas apenas à comunicação, sem previsão de mudanças para seus processos; na segunda cooperativa, embora desempenhe atividades semelhantes as da primeira, há um planejamento em fase de estruturação, além de haver um nível maior de organização nas atividades do setor; enquanto na terceira cooperativa, identificou-se o emprego mais abrangente das atividades de marketing, com exceção da realização de pesquisas em seu marketing institucional. As principais propostas para as cooperativas foram, de modo geral, a adoção e aprimoramento do sistema de informação; a utilização de pesquisas mercadológicas, conforme metodologia proposta e a inserção do setor de marketing nas decisões sobre estas pesquisas; a realização de um plano de marketing, segundo metodologia proposta; a ampliação da participação do marketing em atividades do composto de marketing, em especial quanto a produtos/serviços e distribuição; bem como o aperfeiçoamento em alguns dos processos de comunicação interna.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-29T18:13:37Z No. of bitstreams: 1 COUTINHO.pdf: 2296550 bytes, checksum: c47bf7a936a96c5c6529bf517f87e2d8 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T19:08:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COUTINHO.pdf: 2296550 bytes, checksum: c47bf7a936a96c5c6529bf517f87e2d8 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCooperativaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleMarketing em cooperativas: um estudo comparativo em cooperativas do oeste catarinensept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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