Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorOzorio, Elisandra-
dc.date2016-06-30-
dc.date.accessioned2017-09-28T18:17:11Z-
dc.date.available2017-09-28-
dc.date.available2017-09-28T18:17:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1062-
dc.description.abstractIn this research we seek reflecting on photographed landscapes, as a teaching resource, mainly, for Geography. We aim to reveal the proximity of Geography content with student’s daily life, in order to express the strength of the relationship between senses and meanings, in accordance with what is taught at school. It is an important approach because the geographical notions involve relations between subjects and nature. In this way, landscapes can contribute to this learning. We understand that the image is powerful to Geography teaching, as it opens possibilities to grab attention, challenge curiosity and students’ interest, instigating them to look and think about the geographical space. As methodology, we used interpretations based on bibliographic references. Then, we related them with photographs of different landscapes. Thereby, we presented ways to use the pictures as teaching materials, and examples of concepts that can be explored using photographs to build these notions. For this, we organized the work into three parts. First, we discussed the concept of landscape proposed by different authors. Also, we presented the relationship between geographical space, place and landscape. In the next section, we analyzed the landscape as a geographical dimension of space and its importance for teaching. Therefore, we considered two ways in the interaction of subjects with the landscapes: direct and indirect way. In the last part of this work, the research tried to understand the landscape potential for teaching. We concluded that Geography and other areas can use photographs of landscape, which express images more natural and more artificial of landscapes, in order to build concepts and expand knowledge, and also strengthen teaching and learning.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa propomos refletir sobre as paisagens fotografadas, enquanto recurso para o ensino, principalmente, da Geografia. Visamos mostrar a proximidade do conteúdo de geografia com o cotidiano do aluno, para expressar a força na relação entre os sentidos e os significados com o que se ensina na escola. É uma abordagem importante, pois as noções geográficas envolvem relações entre os sujeitos e a natureza, e as paisagens podem servir a essa aprendizagem. Entendemos que a imagem é potente no ensino de geografia, pois abre possibilidades de prender a atenção e provocar a curiosidade e interesse dos alunos, instigando-os a olhar e pensar o espaço geográfico. Utilizamos como metodologia, interpretações baseadas em referenciais bibliográficos, e relacionamos com fotografias de diferentes paisagens para apresentar modos de utilizar as fotos como material didático, e exemplos de conceitos que podem ser explorados com o uso das fotografias, para construir essas noções. Para isso, organizamos o trabalho em três partes. Primeiramente, debatemos o conceito de paisagem proposto por diferentes autores e, também, apresentamos a relação entre espaço geográfico, lugar e paisagem. Na seção seguinte, analisamos a paisagem como dimensão geográfica do espaço e sua importância para o ensino. Para tanto, consideramos dois modos dos sujeitos interagir com as paisagens: modo direto e indireto. Na última parte do trabalho, encaminhamos a pesquisa, buscando compreender o potencial da paisagem para o ensino. Concluímos que a geografia e outras áreas podem utilizar fotografias de paisagens, que expressam imagens de paisagens mais naturais e mais artificiais, para construir conceitos e ampliar os conhecimentos, no sentido de fortalecer o ensino e as aprendizagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-28T18:03:47Z No. of bitstreams: 1 OZORIO.pdf: 3163283 bytes, checksum: 197332c4c8be95ab1cca9fda8507350f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-28T18:17:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OZORIO.pdf: 3163283 bytes, checksum: 197332c4c8be95ab1cca9fda8507350f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T18:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OZORIO.pdf: 3163283 bytes, checksum: 197332c4c8be95ab1cca9fda8507350f (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titlePaisagem: uma janela para a aprendizagem de geografiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OZORIO.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.