Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Simões, Willian | - |
dc.creator | Höhn, Melânia Olimira | - |
dc.date | 2015-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T18:20:34Z | - |
dc.date.available | 2017-09-06 | - |
dc.date.available | 2017-09-29T18:20:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1130 | - |
dc.description.abstract | La propuesta intitulada “Enseñanza de la Geografía, Educación y Trabajo: un estudio sobre la Educación Profesional de Nivel Medio Integrado de en Chapecó y Cordillera Alta - SC”, tiene por objetivo dialogar y reflexionar sobre el papel de la enseñanza de la geografía e subsidiar la formación continuada de los profesores que actúan nuestra modalidad de enseñanza. Los procedimientos metodológicos acorrerán en diferentes momentos y envolverán pesquisa documental en escuelas que poseen cursos de educación profesional de nivel medio integrado en las municipalidad supra mencionados, observando matriz curricular de los cursos, proyecto político pedagógico de las instituciones , entre otros. Tuve aplicación de los cuestionarios con estudiantes y entrevistas semiestructuradas con profesores de Geografía. Los datos e informaciones levantados durante la pesquisa de campo direccionaran las discusiones para el ejido educación, trabajo y enseñanza de la geografía. Dista forma, establece un diálogo con autores que discuten la relación entre educación y trabajo, trayendo para la discusión, sobretodo, la dicotomía existente entre la formación propedéutica y la formación profesional, constatada en lo diálogo con estudiantes y profesores de la enseñanza media integrada. | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta de estudo intitulada “Ensino da Geografia, Educação e Trabalho: um estudo sobre Educação Profissional de Nível Médio Integrado em Chapecó e Cordilheira Alta – SC”, tem por objetivo dialogar e refletir sobre o papel do ensino da geografia e subsidiar a formação continuada de professores que atuam nesta modalidade de ensino. Os procedimentos metodológicos ocorreram em diferentes momentos e envolveram pesquisa documental em escolas que possuem cursos de educação profissional de nível médio integrado nos municípios supramencionados, observando matriz curricular dos cursos, projeto político pedagógico das instituições, entre outros. Houve aplicação de questionários com estudantes e entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia. Os dados e informações levantados durante a pesquisa de campo direcionaram as discussões para o eixo educação, trabalho e ensino da geografia. Desta forma, estabeleceu-se um diálogo com autores que discutem a relação entre educação e trabalho, trazendo para a discussão, sobretudo, a dicotomia existente entre a formação propedêutica e a formação profissional, constatada no diálogo com estudantes e professores do ensino médio integrado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T22:53:22Z No. of bitstreams: 1 HÖHN.pdf: 3831229 bytes, checksum: 7ae915f28cc870b16d6ed0361999e4a5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:20:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HÖHN.pdf: 3831229 bytes, checksum: 7ae915f28cc870b16d6ed0361999e4a5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-29T18:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HÖHN.pdf: 3831229 bytes, checksum: 7ae915f28cc870b16d6ed0361999e4a5 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino de geografia, educação e trabalho: um estudo sobre a educação profissional de nível médio integrado em Chapecó e Cordilheira Alta - SC | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HÖHN.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.