Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cristofoli, Maria Silvia | - |
dc.creator | Mrozinski, Teresinha Slongo | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-11T13:23:09Z | - |
dc.date.available | 2017-04-27 | - |
dc.date.available | 2017-05-11T13:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-23 | - |
dc.identifier.uri | https://localhost:443/handle/prefix/114 | - |
dc.description.abstract | This study presents results of a research on the financing of Education Which analyzed considerations on Public Policy, democratic management, School and educational. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o financiamento da Educação Básica que analisou considerações sobre as Políticas Públicas, gestão democrática, escolar e educacional. Conheceu os programas Federais e Estaduais, de repasse de recursos destinados à educação. Estudou também o programa da Nota Fiscal Gaúcha, sua origem, funcionamento e benefícios para a educação, através da observação em uma escola integrante do programa, bem como a comparação dos repasses recebidos por escolas da região do Alto Uruguai, participantes do programa, no período de 2012 a 8 2014. Os resultados revelaram que o programa da nota fiscal gaúcha funciona de forma democrática, tem a participação de toda a comunidade escolar, nas decisões pertinentes. É um programa que envolve direta e indiretamente a sociedade sem ônus à mesma, mas, retorno em valores e prêmios à educação e aos consumidores. Foi apurado também que a escola observada recebeu valores suficientes para suprir as necessidades mais emergentes do momento, devido à quantidade de pontos somados no período. Não foram localizadas publicações, no Portal de Teses da CAPES, contendo o tema abordado nesta pesquisa, deixando assim a concepção que ainda não há exploração sobre o tema proposto. A quantidade de Escolas cadastradas no programa teve um aumento, no entanto, os valores recebidos pelas entidades reduziram. Isto nos revela o interesse pelas escolas em se cadastrar e participar do programa, e que mais escolas aderentes não significa menor valor de repasse, massim, a maior soma de pontos entre elas. Desta forma, nos remete à necessidade de realizar maior conscientização e esclarecimento à sociedade para participar do programa e usufruir dos seus benefícios e, assim, retornar recursos para a educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Timelys Anthony Lira da Cruz (timelys.cruz@uffs.edu.br) on 2017-04-27T13:41:40Z No. of bitstreams: 1 MROZINSKI.pdf: 1362875 bytes, checksum: 94f2458ced0f0e7a8abf01f8a0c9b893 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-11T13:23:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MROZINSKI.pdf: 1362875 bytes, checksum: 94f2458ced0f0e7a8abf01f8a0c9b893 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-11T13:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MROZINSKI.pdf: 1362875 bytes, checksum: 94f2458ced0f0e7a8abf01f8a0c9b893 (MD5) Previous issue date: 2014-12-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Recursos públicos | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Financiamento | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Políticas estaduais | pt_BR |
dc.subject | Nota fiscal gaúcha | pt_BR |
dc.title | Financiamento, gestão e políticas de repasse de recursos na educação básica: um estudo da nota fiscal gaúcha | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MROZINSKI.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.