Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valentini, Delmir José-
dc.creatorBrancalione, Jéssica Mara-
dc.date2016-07-06-
dc.date.accessioned2017-10-03T12:42:03Z-
dc.date.available2017-10-02-
dc.date.available2017-10-03T12:42:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1167-
dc.description.abstractBrazil has a high number of prisoners, being the fourth nation in the world with the largest prison population. This study aimed reflect on the teaching and learning of history in the Agricultural Penitentiary of Chapecó-SC, through the experiences narrated by the prisoners and by the teacher of the Education Center for Youth and Adults. So was proposed a reflection on the role of the school in the Penitentiary, its limits and possibilities, well as the role of school inside the prison environment. It has also been proposed an evaluation of adjustment mechanisms of individuals, the values and the rules suggested by the prison institution, assuming the social views about the prisoners and the understandings of educational concepts and liberators to enable to the convicted individuals to break free from the chains who hold them to a social exclusion condition and provide effective resocialization. Intend to show there are possibilities not only to facilitated access to teaching and learning, but also strengthen citizenship.pt_BR
dc.description.resumoO Brasil apresenta um elevado número de detentos, sendo a quarta nação do mundo com maior população carcerária. Este estudo buscou uma reflexão sobre o Ensino e a Aprendizagem de História dentro da Penitenciária Agrícola de Chapecó-SC, através das experiências narradas pelos próprios detentos e pelo (a) professor (a) do Centro de Educação de Jovens e Adultos. Propomos uma reflexão sobre o papel do ensino na penitenciária, seus limites e possibilidades, bem como o papel da escola dentro do ambiente prisional. Propomos também uma avaliação dos mecanismos de adequação dos indivíduos, os valores e as regras sugeridas pela instituição prisional, levando em consideração as visões sociais a respeito dos apenados e, os entendimentos sobre concepções educacionais e libertadoras para viabilizar ao sujeito condenado se libertar das amarras que o prendem a uma condição de excluído social e proporcionar a efetiva ressocialização. Pretendemos demonstrar que existem possibilidades de não só viabilizar o acesso ao ensino e a aprendizagem, mas também fortalecer a cidadania.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-02T23:51:54Z No. of bitstreams: 1 BRANCALIONE.pdf: 700555 bytes, checksum: 538d4788ffcee645fea5018ceae713a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:42:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRANCALIONE.pdf: 700555 bytes, checksum: 538d4788ffcee645fea5018ceae713a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T12:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRANCALIONE.pdf: 700555 bytes, checksum: 538d4788ffcee645fea5018ceae713a2 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPenitenciáriapt_BR
dc.subjectReformatóriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de história nas experiências dos detentos da Penitenciária Agrícola de Chapecó-SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRANCALIONE.pdf684,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.