Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cardoso, Janaína Gularte-
dc.creatorBrutti, Matheus Sangoi-
dc.date2016-06-15-
dc.date.accessioned2017-10-03T12:49:53Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-10-03T12:49:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1173-
dc.description.resumoO gerenciamento do marketing interno tem se tornado um dos principais aliados às organizações frente o mercado competitivo. Mais que satisfazer o cliente interno, o objetivo de fidelizar os colaboradores é vital para a empresa que deseja sobreviver atualmente. Colaboradores fidelizados são mais dedicados, produtivos e suscetíveis a se tornarem leais a empresa e aos seus objetivos, comprando a ideia e a marca da empresa de tal forma que acabam replicando-a ao vender para o cliente externo. Gerenciar o marketing interno pode elevar o desempenho da organização partindo do atendimento das necessidades de seu primeiro cliente: o cliente interno. Sob a mesma ótica, profissionais de marketing perceberam a necessidade de orientar as ações e estratégias de marketing de uma forma mais completa e coesa do que sua forma tradicional, surgindo então a abordagem do marketing holístico. Gerenciar de forma holística é fazer gestão olhando para todo o sistema empresarial, buscando compreender o processo de captação de valor para os clientes e interligando as áreas de marketing interno, marketing integrado, marketing socialmente responsável e marketing de relacionamento. Neste enfoque, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma proposta de gerenciamento do marketing interno, sob a ótica do marketing holístico, em uma agência de turismo de Chapecó, Santa Catarina. A coleta dos dados contemplou todos os colaboradores da empresa, utilizando métodos quantitativos e descritivos, bem como qualitativos e exploratórios na aplicação de questionários fechados e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de diagnosticar o marketing interno sob uma perspectiva multifocal de análise de indicadores, proposta por Cardoso (2013). Para a análise dos dados utilizaram-se as evidências observadas de acordo com a metodologia utilizada, correlacionando o referencial teórico e os resultados obtidos a fim de atender aos objetivos da pesquisa. O resultado do diagnóstico apresentou um clima instável na organização, com questões relacionadas ao trabalho em equipe, confiança, liderança, feedback, em paralelo com problemas de comunicação interna, contribuindo com a baixa motivação dos colaboradores. A partir disso, foram desenvolvidos planos de ação com estratégias direcionadas ao gerenciamento do marketing interno na organização, considerando fatores pertinentes ao marketing holístico, com vistas à interferir positivamente neste cenário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T19:23:27Z No. of bitstreams: 1 BRUTTI.pdf: 1095387 bytes, checksum: 1218a078b36ad96f562323991160710b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:49:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRUTTI.pdf: 1095387 bytes, checksum: 1218a078b36ad96f562323991160710b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T12:49:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUTTI.pdf: 1095387 bytes, checksum: 1218a078b36ad96f562323991160710b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectAdministração de marketingpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketing internopt_BR
dc.titleAbordagem do marketing holístico no desenvolvimento de uma proposta de gerenciamento do marketing interno: estudo de caso de uma agência de turismo de Chapecó/SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUTTI.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.