Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1342
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Uma experiência educacional de avaliação da aprendizagem: diálogos em formação |
Autor(es): | Rudek, Kamila Maria |
Primeiro Orientador: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
Resumo: | Pensar na avaliação escolar como parte intrínseca ao processo de ensino e aprendizagem requer entender alguns dos limites que perpassam no contexto educacional. O processo de investigação-ação que envolveu a tríade (professor formador, professor da escola e estagiários), sujeitos dessa pesquisa consistiu de forma colaborativa em trazer uma reflexão crítica sobre a avaliação da aprendizagem. Os eixos interpretativos apontaram para as concepções e diferentes estratégias avaliativas com base nos discursos dos sujeitos da tríade, a partir da degravação de dois encontros formativos na licenciatura. O caminho trilhado apontou indícios nos discursos (concepções e práticas) de possibilidades, assim como dificuldades a serem enfrentadas, quando se deseja uma avaliação da aprendizagem com princípio formativo/emancipatório que se efetive durante o processo de ensino, visando transformar de uma ideologia determinista para uma ideologia que emancipa. |
Abstract/Resumen: | Think of the school evaluation as an intrinsic part of the process of teaching and learning requires understanding some of the limits that underlie the educational context. The process of research-action involving the triad (former teacher, school teacher and trainees), subject of this research consisted collaboratively to bring a critical reflection on the assessment of learning. The interpretive axes pointed to the different conceptions and evaluative strategies based on the speeches of the subjects of the triad, from the de-recording two training meetings in degree. The path taken evidence pointed in the speeches (concepts and practices) facility, as well as difficulties to be faced, when you need an assessment of learning with training / emancipatory principle be made effective during the teaching process, aimed at transforming a deterministic ideology to an ideology that emancipates. |
Palavras-chave: | Avaliação escolar Ensino aprendizagem Formação profissional Processo de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1342 |
Data do documento: | 10-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUDEK.pdf | 661,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.