Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.advisor-co1Behm, Mariana Boneberger-
dc.creatorMattos, Alex Pires de-
dc.date2015-07-16-
dc.date.accessioned2017-10-11T11:04:00Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-11T11:04:00Z-
dc.date.issued2016-07-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1374-
dc.description.abstractThis article is a study that deals with the understanding of chemistry teachers in the use of writing, speech and reading as Teaching Practice (PE) in Chemistry Degree Course. We aim to understand to what extent the use of these instruments was characterized as PE and how it has become constitutive of the pedagogical practice of the teacher. The data was produced by analyzing the Pedagogical Project of the Course, the Plans of Education Curriculum Components (CCRs) specific chemicals (delivered between 2013/01 and 2014/02) and through semi-structured questionnaires sent to teachers of the respective CCRs. Then, for the construction of the results, the data were categorized as having input principles of Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2007). The categories that emerged from the analytical process refer to the meanings attributed by teachers to PE to do and propose the use of cultural tools in chemistry class. The results built point to the importance of the chemical language by the use of writing appropriation, speech and reading both for the performance of future teachers as well as for the process of signification of the language and learn chemistry.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo consiste num estudo que versa sobre o entendimento de professores de Química quanto ao uso da escrita, da fala e da leitura como Prática de Ensino (PE) num Curso de Química Licenciatura. Objetivamos compreender até que ponto o uso desses instrumentos se caracterizou como PE e de como tal prática se tornou constitutiva do fazer pedagógico do professor. Os dados foram produzidos mediante a análise do Projeto Pedagógico do Curso, dos Planos de Ensino dos Componentes Curriculares (CCRs) específicos de Química (ministrados entre 2013/01 e 2014/02) e por meio de questionários semiestruturados encaminhados aos professores dos respectivos CCRs. Em seguida, para a construção dos resultados, os dados foram categorizados tendo como aporte princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). As categorias que emergiram do processo analítico remetem para os sentidos atribuídos pelos professores à PE ao fazer e propor o uso dos instrumentos culturais nas aulas de Química. Os resultados construídos apontam para a importância da apropriação da linguagem química pelo uso da escrita, da fala e da leitura tanto para a atuação do futuro professor, bem como para o processo de significação dessa linguagem e o aprender química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-10-09T17:23:46Z No. of bitstreams: 1 MATTOS.pdf: 593767 bytes, checksum: 835f062c1519b3276365735dbecfe48b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T11:04:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATTOS.pdf: 593767 bytes, checksum: 835f062c1519b3276365735dbecfe48b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T11:04:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATTOS.pdf: 593767 bytes, checksum: 835f062c1519b3276365735dbecfe48b (MD5) Previous issue date: 2016-07-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largo-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstrumentos culturaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectPlanos de Ensino dos Componentes Curricularespt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.titleA escrita, a fala e a leitura com prática de ensino num curso de química licenciatura: pontencialidades e limitaçõespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATTOS.pdf579,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.