Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Fabiane de Andrade-
dc.creatorKapelinski, Tatiana Maria-
dc.date2015-12-14-
dc.date.accessioned2017-10-11T11:07:26Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-11T11:07:26Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1378-
dc.description.abstractThe new curriculum demands emerging from public policies in Brazil in recent years have raised this research, in a special way as regards the inclusion of interdisciplinary perspective in basic education, with which we seek to examine how basic education teachers, undergraduates teachers and trainers of the Federal University of South Border (UFFS) - Cerro Largo campus, participants Formative Cycles extension project for the Science Education in the year 2015, comprise the interdisciplinary in educational spaces. We recognize that the proposed theme was established as a pedagogical principle present in the national curriculum guidelines of 2010, and thus is relevant to promote reflections about this. Defined as a fundamental aspect for analyzing an epistemological study, which enables to understand the teacher's work as the conceptual understandings on the proposed topic demarcate the practice in the classroom. It is a qualitative research with the object of study as a tool features an open questionnaire filled in by the subjects in which inferred a content analysis according to Bardin (2011). The results point to a greater understanding of the curriculum integration process than the interdisciplinary, which may explain the challenges in performing this type of work in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoAs novas demandas curriculares que emergem das políticas públicas no Brasil nos últimos anos suscitaram a realização desta pesquisa, de forma especial no que se refere a inserção da perspectiva interdisciplinar na educação básica, com a qual buscamos analisar de que forma professores da educação básica, licenciandos e professores formadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Cerro Largo, participantes do projeto de extensão Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências no ano de 2015, compreendem a interdisciplinaridade nos espaços de ensino. Reconhecemos que a temática proposta constitui-se como um princípio pedagógico presente nas diretrizes curriculares nacionais de 2010, sendo assim é pertinente promover reflexões acerca dessa. Definimos como aspecto fundamental para a análise um estudo epistemológico, o qual possibilita entender o trabalho do professor, pois as compreensões conceituais sobre o tema proposto demarcam a prática em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo sendo que o objeto de estudo apresenta como instrumento um questionário aberto realizado com os sujeitos, no qual depreendemos uma análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Os resultados apontam para uma compreensão maior acerca do processo de integração curricular do que da interdisciplinaridade, o que pode justificar os desafios na realização desse tipo de trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-10-09T16:40:47Z No. of bitstreams: 1 KAPELINSKI.pdf: 323203 bytes, checksum: 3c273cc5495c373a9ca1d99f314fff1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T11:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAPELINSKI.pdf: 323203 bytes, checksum: 3c273cc5495c373a9ca1d99f314fff1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T11:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAPELINSKI.pdf: 323203 bytes, checksum: 3c273cc5495c373a9ca1d99f314fff1a (MD5) Previous issue date: 2015-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largo-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIntegração curricularpt_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.titleConcepções de professores de ciências acerca da interdisciplinaridade: implicações epistemólogicaspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAPELINSKI.pdf315,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.