Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1380
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Gastaldo, Luís Fernando-
dc.contributor.advisor-co1Uhmann, Rosangela-
dc.creatorKist, Daiane-
dc.date2015-12-22-
dc.date.accessioned2017-10-11T11:10:38Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-11T11:10:38Z-
dc.date.issued2015-12-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1380-
dc.description.abstractThis work comes from the theme of the proposition of nanoscience fundamentals through a teaching module that considers the theoretical and methodological assumptions that may benchmark the ways of searching for a curriculum reorganization. A small approach to the possibilities of counter-hegemonic curriculum movements backed the official documents of the Brazilian education with a view to new curricular and didactic and pedagogical practices in middle school chemistry teaching is done initially. The scope of this research focuses on the implications and justification that the proposition of a didactic module that uses the dynamics of Pedagogical Three Moments demand for thematic approach of nanosciences from the study of the Lotus Effect. Nanotechnology already present in marketed products is still little known and little mentioned by textbooks used in high schools. Finally, in a more general view Ffala from the production, marketing and understanding correlatos deste concepts, where através por means of a didactic module designed from the subject of chemistry in high school, based in the three pedagogical moments, new concepts are worked that allow the student through interdisciplinary, creating a critical view of the world around them, so you can enhance the teaching, so that it ceases to be merely preparatory.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem origem na proposição da temática de fundamentos da nanociências por meio de um módulo didático que considera os pressupostos teórico-metodológicos que balizem os caminhos da reorganização curricular. Inicialmente é feita uma abordagem sobre a possibilidade de movimentos curriculares contra-hegemônicos respaldados nos documentos oficiais da educação brasileira com vistas a novas práticas curriculares e didático-pedagógicas no ensino de química da escola média. O escopo da pesquisa está centrado nas implicações e fundamentação que a proposição de um módulo didático que se utiliza da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos demandam, para abordagem da temática das nanociências a partir do estudo do Efeito Lótus. A nanotecnologia, já presente em produtos comercializados é ainda pouco conhecida e pouco mencionada pelos livros didáticos utilizados nas escolas de Ensino Médio. Fala-se da produção, comercialização e entendimento de conceitos correlatos, onde, por meio de um módulo didático planejado a partir da disciplina de Química no Ensino Médio, fundamentado nos três momentos pedagógicos, são trabalhados conceitos novos que possibilitem ao aluno, através da interdisciplinaridade, criar uma visão crítica do mundo que os cerca, para que se possa potencializar o ensino, fazendo com que este deixe de ser meramente propedêutico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-10-09T17:04:04Z No. of bitstreams: 1 KIST.pdf: 585774 bytes, checksum: f4eef70816c44555e3c94474b3e7e987 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T11:10:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KIST.pdf: 585774 bytes, checksum: f4eef70816c44555e3c94474b3e7e987 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T11:10:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KIST.pdf: 585774 bytes, checksum: f4eef70816c44555e3c94474b3e7e987 (MD5) Previous issue date: 2015-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largo-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNanociênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMódulo didáticopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEfeito lótuspt_BR
dc.titleInserção da temática da nanociências em química no ensino médio: módulo didádico interdisciplinar sobre efeito lótuspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KIST.pdf572,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.