Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tosta, Humberto Tonani-
dc.creatorKerbes, Laerte-
dc.date2016-06-17-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:08:51Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-10-11T17:08:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1403-
dc.description.resumoO empreendedorismo vem se destacando gradativamente no cenário econômico no Brasil e no mundo. Neste contexto empreendedor, têm-se os empreendedores por oportunidade e os empreendedores por necessidade, onde os primeiros geralmente buscam planejar de forma mais concisa seu futuro negócio. Diante da necessidade de planejamento e avaliação de um negócio a fim de garantir sua sobrevivência ao longo do tempo e de mantê-lo competitivo no mercado, o plano de negócios surge como uma ferramenta de extrema importância neste processo de empreender. Desta forma, o setor de serviços se destaca pela expressiva participação no PIB nacional e pela perspectiva de expansão do mesmo no país, tornando-se uma oportunidade para futuros investimentos. Tem-se como objetivo geral de pesquisa: Desenvolver um Plano de Negócios de uma empresa de serviços business-to-business na cidade de Chapecó/SC. A pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa simultaneamente, configurando-se pelos seus fins como uma pesquisa de caráter descritivo e estudo de caso. Descritiva, pois se descreve detalhadamente a situação específica da empresa e estudo de caso, pois consiste na investigação profunda e exaustiva de um objeto específico de maneira a permitir seu amplo e detalhado conhecimento. A população do estudo foi delimitada geograficamente e abrangeu 242 salões de beleza da cidade de Chapecó/SC, sendo que a amostra estatística deu-se com 151 destes estabelecimentos. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro e março de 2016 e constituiu-se de entrevistas com gestores dos salões de beleza e levantamento de dados dos empreendimentos a partir de questionário. Já a análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo e estatística descritiva. A partir do levantamento dos dados, o estudo demonstra que o cenário para implantação do negócio proposto é promissor, tendo em vista a não existência deste serviço na cidade e levando em consideração que a maioria dos salões de beleza do estudo optaria por contratar o serviço, uma vez que este é visto como uma solução de alguns problemas enfrentados no dia a dia dos empreendimentos. Com relação às projeções e análises da situação financeira do empreendimento, considerando a demanda percebida, demonstram que o investimento no negócio é viável, demonstrando ainda que o negócio oferece ótimos índices de lucratividade e rentabilidade ao investidor. Os indicadores financeiros demonstram que o retorno do investimento, considerando uma TMA de 2% ao mês, se dá em aproximadamente 18 meses. Ademais, a lucratividade líquida da empresa revela que a média mensal de lucro líquido sobre as vendas líquidas é de 19,40% em 2017, 32,86% em 2018 e 33,63% em 2019, sendo que estes indicadores são considerados como ótimos. Por fim, presente plano de negócios além de demonstrar todos os aspectos inerentes ao negócio contribuiu significativamente para que o autor fosse capaz de desenvolver suas capacidades analítica e empreendedora, com visão sistêmica da organização e do meio em que está inserido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T18:41:01Z No. of bitstreams: 1 KERBES.pdf: 5478354 bytes, checksum: 7e7b9a3350a96805ae583e60b529cd8c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:08:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KERBES.pdf: 5478354 bytes, checksum: 7e7b9a3350a96805ae583e60b529cd8c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:08:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KERBES.pdf: 5478354 bytes, checksum: 7e7b9a3350a96805ae583e60b529cd8c (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectProdução (Economia)pt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.titlePlano de negócio "business-to-business": empresa VIP Toalheira em Chapecó - SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KERBES.pdf5,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.