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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Enise Barth-
dc.creatorFinatto, Karine Cecilia-
dc.date2016-06-16-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:47:19Z-
dc.date.available2017-09-29-
dc.date.available2017-10-11T17:47:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1446-
dc.description.resumoDiante às transformações ocorridas na sociedade e nas organizações contemporâneas, em que cada vez mais as empresas serão julgadas por seus compromissos éticos, pelo foco nas pessoas e pelas relações responsáveis com o ambiente natural, se faz necessário buscar alternativas que promovam desenvolvimento sustentável ao equilibrar e permitir continuidade das atividades essenciais, atender as necessidades básicas e proporcionar qualidade de vida, por meio de alternativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Proteger o meio ambiente está proporcionando oportunidades, redução de custos e vantagem competitiva para as empresas, ao considerar que o nível de consciência ecológica dos consumidores tem aumentado gradativamente. O presente estudo tem como objetivo compreender a importância do Selo identificador SOS Sustentar e de que forma a adesão pode contribuir no alcance dos objetivos organizacionais, sob a perspectiva dos primeiros parceiros chapecoenses da empresa SOS Sustentar. A pesquisa contempla também o estudo de empresas prospectadas a serem parceiras, a fim de verificar os motivos de clientes chapecoenses já prospectados, por ainda não aderirem o uso do Selo SOS Sustentar. A investigação de natureza aplicada configura-se por meio de abordagem qualitativa, predominantemente descritiva. Os procedimentos técnicos compreendem pesquisa documental, bibliográfica, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas ao gestor da empresa SOS Sustentar, aos gestores das empresas parceiras e aos gestores das empresas prospectadas a serem parceiras, constituindo-se numa amostra intencional não probabilística. Contemplou-se investigação documental, bibliográfica e por meio de entrevistas semiestruturadas a fim de atingir os objetivos propostos, permitindo que os dados fossem analisados e interpretados a luz da análise de conteúdo e do discurso. Os resultados permitiram caracterizar a SOS Sustentar, localizada na cidade de Chapecó/SC, e os projetos desenvolvidos pela empresa que contemplam ações de âmbito ambiental, social e econômico, promovendo o desenvolvimento sustentável, tendo como base a agricultura familiar, ao executar projetos que propiciam um ambiente adequado para a permanência do agricultor no campo, bem como o trabalho do departamento de marketing da empresa SOS Sustentar responsável pela divulgação das empresas parceiras para toda a sociedade. O estudo confirma que o uso do Selo SOS Sustentar por parte das empresas parceiras alavancou as vendas, consolidou novos mercados consumidores e fomentou a criação e desenvolvimento de alternativas que buscassem reduzir o impacto ambiental dos produtos fabricados e comercializados, e enriqueceu estudos já realizados na área de gestão organizacional e sustentabilidade, evidenciando que as questões de responsabilidade socioambiental passam a ser fator eminente de vantagem competitiva. É fundamental que as empresas entendam que não se pode postergar o propósito do desenvolvimento sustentável. Portanto, o desafio é integrar o negócio a sustentabilidade, garantindo a sua competitividade e sobrevivência no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-29T17:53:42Z No. of bitstreams: 1 FINATTO.pdf: 2106594 bytes, checksum: ee6f34843df9d5da3b91831d10020533 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:47:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FINATTO.pdf: 2106594 bytes, checksum: ee6f34843df9d5da3b91831d10020533 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINATTO.pdf: 2106594 bytes, checksum: ee6f34843df9d5da3b91831d10020533 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleResponsabilidade socioambiental e competitividade - uma relação necessária e possível: o caso SOS Sustentarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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