Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Reginaldo de | - |
dc.contributor.referee1 | Eduardo, Marcio Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Paim, Robson Olivino | - |
dc.creator | Angel, Camila Ana Patricia Carline | - |
dc.date | 2017-01 | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T16:03:21Z | - |
dc.date.available | 2017-01 | - |
dc.date.available | 2017-11-06T16:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1570 | - |
dc.description.abstract | The search for methodologies and improvement of didactics is a constant element in the professional life of teachers. Based on this, it is an idea to understand and demonstrate the importance of applying the concept of landscape in school geography by bringing in them possibilities for improving strategies and didactic resources important for the teaching of Geography contents. Although a landscape with a rather complex conception is not a field of geographic science, it is often identified in the school environment some misguided associations, for example, to synonymize a landscape with a landscape or landscape that is only an expression of beauty (a beach, The sea, a mountain, in short, a vision of contemplative tourism and leisure). It is worth remembering that the landscape is much more than landscape elements arranged in a certain space, is not only a representation of the beautiful, it is not a fact of going beyond what is showing. The image is made from a time when there is a critical understanding that lies behind that visual representation. The importance of causal interpretation for the analysis of the landscape occurs because it has a possibility of diagnosis and understanding through a uniform observation, since each individual is conditioned or not the criticality or even not observed by the naturalist, other humanist Cabe We teachers guide these students in the insertion of the category in school life and make clear a true meaning of the concept, just as when worked, guide the student in the real meaning of a given landscape. For this, a research on the bibliographic revision of works by authors of Geography and other branches of the human sciences, besides the analysis of a collection of didactic books of Geography referring to the final series of the elementary school. | pt_BR |
dc.description.resumo | A busca de metodologias e aperfeiçoamento de didáticas é um elemento constante na vida profissional dos professores. Baseado nisso, é que surge a ideia de entender e demonstrar a importância da aplicação do conceito de paisagem na geografia escolar por trazer em si possibilidades de aperfeiçoamento de estratégias e de recursos didáticos importantes ao ensino de conteúdos da Geografia. Muito embora a paisagem seja concebida de modo bastante complexo no âmbito da ciência geográfica, muitas vezes se identificam no ambiente escolar algumas associações equivocadas como, por exemplo, sinonimizar a paisagem com natureza ou entender que paisagem é unicamente a expressão da beleza (a praia, o mar, a montanha, enfim, a visão do turismo contemplativo e de lazer). É valido lembrar que paisagem é muito mais que elementos paisagísticos dispostos em um determinado espaço, não é somente a representação do belo, ela consiste no fato de ir além do que a imagem está mostrando. A imagem se torna paisagem a partir do momento em que há uma compreensão crítica do que está por trás daquela representação visual. A importância da interpretação causal através da análise da paisagem ocorre pelo fato de haver inúmeras possibilidades de diagnóstico e entendimento através de uma mesma observação, visto que cada indivíduo é condicionado ou não à criticidade ou, ainda, uns observarão pelo viés naturalista, outros humanista e cabe a nós professores guiar esses alunos na inserção da categoria paisagem na vida escolar e deixar clara a real significação desse conceito, assim como quando trabalhado, guiar o aluno à real significação de uma determinada paisagem. Para tanto, a pesquisa foi feita através de revisão bibliográfica de obras de autores da Geografia e outros ramos das ciências humanas, além de análise de uma coleção de livros didáticos de Geografia referente às series finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-11-01T11:14:38Z No. of bitstreams: 1 ANGEL.PDF: 5219259 bytes, checksum: 4b564be8fa15271fc045249b09a5138b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-06T16:03:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGEL.PDF: 5219259 bytes, checksum: 4b564be8fa15271fc045249b09a5138b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-06T16:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGEL.PDF: 5219259 bytes, checksum: 4b564be8fa15271fc045249b09a5138b (MD5) Previous issue date: 2017-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino da geografia | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A paisagem no ensino da geografia : análise crítica a partir de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANGEL.PDF | 5,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.