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dc.contributor.advisor1Souza, Reginaldo de-
dc.contributor.referee1Eduardo, Marcio Freitas-
dc.contributor.referee2Paim, Robson Olivino-
dc.creatorAngel, Camila Ana Patricia Carline-
dc.date2017-01-
dc.date.accessioned2017-11-06T16:03:21Z-
dc.date.available2017-01-
dc.date.available2017-11-06T16:03:21Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1570-
dc.description.abstractThe search for methodologies and improvement of didactics is a constant element in the professional life of teachers. Based on this, it is an idea to understand and demonstrate the importance of applying the concept of landscape in school geography by bringing in them possibilities for improving strategies and didactic resources important for the teaching of Geography contents. Although a landscape with a rather complex conception is not a field of geographic science, it is often identified in the school environment some misguided associations, for example, to synonymize a landscape with a landscape or landscape that is only an expression of beauty (a beach, The sea, a mountain, in short, a vision of contemplative tourism and leisure). It is worth remembering that the landscape is much more than landscape elements arranged in a certain space, is not only a representation of the beautiful, it is not a fact of going beyond what is showing. The image is made from a time when there is a critical understanding that lies behind that visual representation. The importance of causal interpretation for the analysis of the landscape occurs because it has a possibility of diagnosis and understanding through a uniform observation, since each individual is conditioned or not the criticality or even not observed by the naturalist, other humanist Cabe We teachers guide these students in the insertion of the category in school life and make clear a true meaning of the concept, just as when worked, guide the student in the real meaning of a given landscape. For this, a research on the bibliographic revision of works by authors of Geography and other branches of the human sciences, besides the analysis of a collection of didactic books of Geography referring to the final series of the elementary school.pt_BR
dc.description.resumoA busca de metodologias e aperfeiçoamento de didáticas é um elemento constante na vida profissional dos professores. Baseado nisso, é que surge a ideia de entender e demonstrar a importância da aplicação do conceito de paisagem na geografia escolar por trazer em si possibilidades de aperfeiçoamento de estratégias e de recursos didáticos importantes ao ensino de conteúdos da Geografia. Muito embora a paisagem seja concebida de modo bastante complexo no âmbito da ciência geográfica, muitas vezes se identificam no ambiente escolar algumas associações equivocadas como, por exemplo, sinonimizar a paisagem com natureza ou entender que paisagem é unicamente a expressão da beleza (a praia, o mar, a montanha, enfim, a visão do turismo contemplativo e de lazer). É valido lembrar que paisagem é muito mais que elementos paisagísticos dispostos em um determinado espaço, não é somente a representação do belo, ela consiste no fato de ir além do que a imagem está mostrando. A imagem se torna paisagem a partir do momento em que há uma compreensão crítica do que está por trás daquela representação visual. A importância da interpretação causal através da análise da paisagem ocorre pelo fato de haver inúmeras possibilidades de diagnóstico e entendimento através de uma mesma observação, visto que cada indivíduo é condicionado ou não à criticidade ou, ainda, uns observarão pelo viés naturalista, outros humanista e cabe a nós professores guiar esses alunos na inserção da categoria paisagem na vida escolar e deixar clara a real significação desse conceito, assim como quando trabalhado, guiar o aluno à real significação de uma determinada paisagem. Para tanto, a pesquisa foi feita através de revisão bibliográfica de obras de autores da Geografia e outros ramos das ciências humanas, além de análise de uma coleção de livros didáticos de Geografia referente às series finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-11-01T11:14:38Z No. of bitstreams: 1 ANGEL.PDF: 5219259 bytes, checksum: 4b564be8fa15271fc045249b09a5138b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-06T16:03:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGEL.PDF: 5219259 bytes, checksum: 4b564be8fa15271fc045249b09a5138b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-06T16:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGEL.PDF: 5219259 bytes, checksum: 4b564be8fa15271fc045249b09a5138b (MD5) Previous issue date: 2017-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SULpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA paisagem no ensino da geografia : análise crítica a partir de livros didáticospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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