Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Zitkoski, Jaime José-
dc.contributor.referee3Gritti, Isabel Rosa-
dc.contributor.referee4Sartori, Jerônimo-
dc.creatorTodero, Marissandra-
dc.date2017-08-15-
dc.date.accessioned2017-11-13T15:30:47Z-
dc.date.available2017-11-13T15:30:47Z-
dc.date.issued2017-09-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1578-
dc.description.abstractThis study presents the results of a dissertation for the stricto sensu postgraduate course as one of the requirements to obtain the Professional Master’s Degree in Education at Universidade Federal da Fronteira Sul, under the teme "Literacy in public school". We sought different authors, from the Popular Education field to theoretically support and guide this work. The case study was carried out at a state school, located in the city of Erechim - RS, and our initial intention was to understand how the continuing teacher education can contribute to the literacy of children from the popular classes in the public school to help their emancipation as subjects. Our motivations came from the academic and professional life, which has always been focused on the Educational Research, from the perspective of Popular Education, as well as from our experiences based on the reality of the popular classes. In this study, we point out some features of literacy and public school, as well as Popular Education and continuing teacher education. Our thoughts and refletions came from a challenging context and we sought to achive our initial intention aim. We can highlight that during this research we found out the urges for continuing education that enables literacy teachers to have a theoretical thought on the literacy process of the children from the popular classes and their pedagogical practices, which are carried out in this context of the public school. After considering the principles of Popular Education and the perspective of the emancipation of the subjects, we made up this intervention proposal, which is based on specific study meetings with the literacy teachers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados da dissertação para o curso de pós-graduação stricto sensu para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, considerando a temática "A alfabetização na escola pública". Buscamos diferentes autores, oriundos do campo da Educação Popular, para sustentar teoricamente e nortear este trabalho. O estudo de caso ocorreu em uma escola estadual, localizada no município de Erechim - RS, e a nossa intenção inicial foi compreender como a formação continuada de professores pode contribuir para a alfabetização das crianças oriundas das classes populares na escola pública, auxiliando para sua emancipação, enquanto sujeitos. As motivações partem da trajetória acadêmica e profissional, sempre voltada à pesquisa da Educação, na perspectiva da Educação Popular, das experiências significativas vivenciadas, voltadas à realidade das classes populares. Neste trabalho, apresentamos alguns aspectos sobre a alfabetização e a escola pública, a Educação Popular e a educação continuada de professores. Em nossa reflexão, partimos de um contexto desafiador e, por meio dele, buscamos contemplar nossa intenção inicial. Podemos destacar que encontramos durante a pesquisa a necessidade da formação continuada que possibilite às professoras alfabetizadoras uma reflexão teórica sobre o processo de alfabetização das crianças das classes populares e de suas práticas pedagógicas realizadas neste contexto da escola pública. A construção da proposta de intervenção foi pensada neste sentido, considerando os princípios da educação popular e a perspectiva da emancipação dos sujeitos, através da realização e encontros de formação específicos com as professoras alfabetizadoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-11-10T11:35:01Z No. of bitstreams: 1 TODERO.pdf: 2179787 bytes, checksum: d6015614f0413b80a34a1f58f62bb14c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-13T15:30:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TODERO.pdf: 2179787 bytes, checksum: d6015614f0413b80a34a1f58f62bb14c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T15:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TODERO.pdf: 2179787 bytes, checksum: d6015614f0413b80a34a1f58f62bb14c (MD5) Previous issue date: 2017-09-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectClasses popularespt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores (as)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TODERO.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.