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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Visentini, Monize Sâmara-
dc.contributor.referee1Radons, Daiane Lindner-
dc.contributor.referee2Dalcin, Dionéia-
dc.creatorOliveira, Djeferson Alessandro Cortes de-
dc.date2016-11-16-
dc.date.accessioned2017-11-27T11:16:32Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2017-11-27T11:16:32Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1614-
dc.description.abstractAssured of the growth of sport industry on the world and the ascension of virtual social networks, not only the usage by common users, but also by companies and organizations, the present study aimed to verify how ten Brazilian soccer ball clubs with best position on 2015 CBF ranking are using Facebook to enable virtual engagement along with their supporters. As a research methodology, it was characterized, concerning the objectives, as a descriptive search. As for the problem approach, a quantitative search was considered, and as for the method, it was utilized a structured observational study. To enable the proposed goals’ reach, the official club profiles on Facebook were examined during the period of two months, on witch, with the assistance of an auxiliary instrument, data was collect, tabulated and afterwards, analyzed. Among the main results found, the great popularity of Corinthians and Flamengo highlights, along with the frequency superior of two posts every day from all clubs. It was also testified that the larger number of publications were done by the analyzed clubs on Wednesdays and Sundays, days with great occurrence of soccer match. The main content shared by the clubs is the propagation of matches and, type of publication that beget greater engagement from supporters on period analyzed were the live transmissions. Nevertheless, the type of publication more used by the clubs were images and videos accompanied by texts and/or links. Furthermore, it was verified a great importance of good communication between soccer clubs and supporters on Facebook, to obtain a better engagement on their posts. Through the results found on this study, it is possible, for companies in general, improve the online relationship with clients, in order to gain a competitive vantage in faced of their market competitors.pt_BR
dc.description.resumoConstatando o crescimento da indústria esportiva no mundo e a ascensão das redes sociais na internet, não somente no uso pelos usuários comuns, mas também por empresas e organizações, o presente estudo busca verificar como os dez clubes brasileiros de futebol mais bem colocados no ranking da CBF de 2015 estão utilizando o Facebook para oportunizar o engajamento virtual junto aos seus torcedores. Como metodologia da pesquisa, a mesma caracteriza-se, quanto aos objetivos, como descritiva. Quanto à abordagem do problema, é considerada quantitativa e quanto ao seu método, foi utilizado um estudo observacional estruturado. Para possibilitar o alcance dos objetivos propostos, foram acompanhados os perfis oficiais dos clubes no Facebook por um período de dois meses, no qual, com a ajuda de um instrumento auxiliar, os dados foram coletados, tabulados e posteriormente analisados. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se a grande popularidade dos clubes Corinthians e Flamengo e uma frequência de postagem de todos os clubes superior a duas postagens ao dia. Constatou-se também, que o maior número de postagens feitas pelos clubes analisados ocorre nas quartas-feiras e nos domingos, dias com maior ocorrência de jogos. Como principal conteúdo compartilhado pelos clubes está a divulgação das partidas e, o tipo de publicação que gerou maior engajamento dos torcedores no período analisado, foram as transmissões ao vivo. Ainda assim, o tipo de postagem mais utilizado pelos clubes foram as imagens e vídeos acompanhados de textos e/ou links. Além disso, verificou-se a grande importância de uma boa comunicação entre clube e torcedor no Facebook, para a obtenção de maior engajamento em suas publicações. Através dos resultados encontrados neste estudo, será possível, para as empresas em geral, aprimorarem o relacionamento online com os clientes, a fim de obterem uma vantagem competitiva diante de seus concorrentes no mercado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-22T18:08:07Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1110852 bytes, checksum: 83d6067fe584f7ecd6faf08169cab8ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-27T11:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1110852 bytes, checksum: 83d6067fe584f7ecd6faf08169cab8ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-27T11:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1110852 bytes, checksum: 83d6067fe584f7ecd6faf08169cab8ee (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria esportivapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.titleMarketing esportivo e as redes sociais: um estudo com os dez clubes brasileiros de futebol mais bem colocados no ranking da CBF 2015pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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