Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dalcin, Dionéia-
dc.contributor.referee1Dill, Rodrigo Prante-
dc.contributor.referee2Fernandes, Denise Medianeira Mariotti-
dc.creatorDresel, Iara-
dc.date2015-12-09-
dc.date.accessioned2017-11-27T11:19:08Z-
dc.date.available2017-11-20-
dc.date.available2017-11-27T11:19:08Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1618-
dc.description.abstractCompetitiveness have been increasingly fierce among companies nowadays, and it is related to the struggle for customers, therefore, a company to be considered competitive must overcome other companies when conquering and maintaining customers.Through an appropriate competitive marketing strategy the company can captivate new customers, offering, for instance, a product/service in the market to satisfy the customers and establishing an efficient strategy to gain customer’s loyalty. In this manner, an advantage over the competition can be obtained, consequently, organization’s goals can be achieved. Given the exposed, this study aims to analyse the competitive marketing strategies used by self-service restaurants from Cerro Largo/RS. Therefore, it was developed an applied, qualitative, exploratory, bibliographic study, and a field study among self-service restaurants from Cerro Largo/RS. For the field study development, a semi-structured interview was applied to 4 (four) self-service restaurant’s managers, located at central area of Cerro Largo/RS. Diagnosis allowed to verify the companies positioning related with five competitive forces, it was verified that positioning is related with all five forces and maintains a direct influence on competitive advantage upon competitors. Results allowed a description of the generic competitive strategies, that indicate a differentiation strategy used by companies. Study also allowed an analysis of the market competitive strategies, findings showed that companies do not use market segmentation formally, however they have a target market, which includes the population of Cerro Largo/RS. Also, in relation with companies’ positioning in face of 4 ps, was noticed that organizations use price and service strategies. It was concluded that companies studied do not have a formalized market competitive strategy, however, they remain competitive through a defined target market, and still, utilize a price and service strategy as positioning.pt_BR
dc.description.resumoA competitividade entre as empresas na atualidade está cada vez mais acirrada, ela está relacionada com a disputa pelos clientes, desse modo, para a empresa ser considerada competitiva precisa ter vantagens sobre seus concorrentes na conquista e manutenção dos clientes. Cativar novos clientes alcança-se através de uma estratégia competitiva de marketing adequada, aonde oferta-se um produto/ serviço no mercado para satisfazer o consumidor e obtém-se uma eficiente estratégia para conseguir fidelizar o cliente. E assim, obter vantagem em relação à concorrência e consequentemente alcançar os objetivos estabelecidos pela organização. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar as estratégias competitivas de marketing dos restaurantes self-service de Cerro Largo/RS. Dessa forma foi desenvolvido um estudo aplicado, qualitativo, exploratório, bibliográfico e um estudo de campo junto aos restaurantes self-service de Cerro largo/ RS. Para realização do estudo de campo foi aplicada uma entrevista semi-estruturada aos 4 (quatro) gestores dos restaurantes self-service localizados na área central de Cerro Largo/RS.O diagnóstico permitiu a verificação do posicionamento das organizações estudadas em relação às cinco forças competitivas, aonde verificou-se que o posicionamento em relação a cada uma das forças influencia diretamente na vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Os resultados do estudo permitiram a descrição das estratégias competitivas genéricas, que indicam que as empresas utilizam-se da estratégia de diferenciação. O estudo também permitiu uma análise das estratégias competitivas de marketing, onde constatou-se que as empresas não utilizam-se formalmente da segmentação de mercado, porém possuem um mercado-alvo definido que é toda a população do município de Cerro Largo. Ainda, em relação ao posicionamento das organizações frente aos 4 p’s, observa-se que utilizam-se da estratégia de preço e serviço. Conclui-se que as organizações estudadas não possuem estratégias competitivas de marketing formalizadas, no entanto, permanecem no mercado por meio de um mercado-alvo definido, e ainda utilizam-se da estratégia de preço e serviço para posicionar-se.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-20T17:43:26Z No. of bitstreams: 1 DRESEL.pdf: 523960 bytes, checksum: 7773a13c08d809fd5228b209af9280a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-27T11:19:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DRESEL.pdf: 523960 bytes, checksum: 7773a13c08d809fd5228b209af9280a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-27T11:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRESEL.pdf: 523960 bytes, checksum: 7773a13c08d809fd5228b209af9280a2 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.subjectAnálise de consumidorespt_BR
dc.titleEstratégias competitivas de marketing: um estudo dos restaurantes self-service de Cerro Largo/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRESEL.pdf511,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.