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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dalcin, Dionéia-
dc.contributor.referee1Botelho, Louise de Lira Roedel-
dc.contributor.referee2Scherer, Luciana-
dc.creatorAndres, Bruna de Lima-
dc.date2016-11-16-
dc.date.accessioned2017-12-02T12:21:08Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2017-12-02T12:21:08Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1641-
dc.description.abstractTo comprehend the importance of women on business sphere, knowing all their process of achievements on society through history is essential to analyze their actual position on the job market. This position which women still face implications nowadays, concerning to occupied post, salary remuneration and specially, valuation and subjugation of the professional capacity. Affecting, also, personal life, in which women need to plan their offspring due to their career, suffering oftentimes from discrimination that leads to unemployment, or non-conquer of the same, as a result of “being women” and needing to deal with motherhood issues. Based on these considerations, the study’s goal is to know, through an analysis of researches found on Scielo platform, the gender inequalities on Brazilian business scenario. The content analysis was the method used to analyze articles developed on Brazilian academy, selected on Scielo platform, along with a descriptive analysis of IBGE data. It were analyzed the indicators of education level, labor market, which encompasses the insertion of women in the labor market, positions held and remuneration and double shift as well as how motherhood affects the career. Overall, results showed that a lot has advanced, however the presence of gender inequalities still persists in several social indicators, despite the growth of representation of women ascension, male chauvinism is subtly imposed on daily life. Supporting this study, that addresses an important social and politic theme, no only for Brazil, but worldwide. Besides, it contributes for the feminist campaign, providing theoretical basis, so that women do not give up on struggling for their ideals, ensuring their rights as workers and Brazilian citizens.pt_BR
dc.description.resumoPara compreender a importância do papel da mulher no âmbito empresarial, é necessário conhecer todo o seu processo de conquista na sociedade através da história, para analisar sua atual posição no mercado de trabalho. Posição esta, que hoje as mulheres ainda enfrentam implicações quando, referidas aos cargos ocupados, remuneração salarial e, principalmente, valorização e subjugação de sua capacidade profissional. Afetando também a vida pessoal, em que a mulher precisa planejar a prole em virtude da sua carreira, sofrendo muitas vezes discriminação que levam ao desemprego, ou não- conquista do mesmo, por motivos de “ser mulher” e ter que lidar com questões da maternidade. Diante dessas considerações, o objetivo estudo é conhecer, a partir da análise de estudos encontrados na plataforma Scielo, as desigualdades de gênero no âmbito empresarial brasileiro. Utilizou-se o método de análise de conteúdo, para analisar artigos já realizados na academia brasileira, selecionados na plataforma Scielo, juntamente com a análise descritiva de dados do IBGE. Foram analisados os indicadores de escolaridade, mercado de trabalho, em que abrange a inserção da mulher no mercado de trabalho, cargos ocupados e remuneração, e a dupla jornada de trabalho, bem como a maternidade afeta na carreira. De maneira geral, os resultados mostraram que muito já se avançou, mas que a presença da desigualdade de gênero ainda persiste, em vários indicadores sociais, e apesar de ter aumentado a representação de mulheres em ascensão, o machismo está imposto nas entrelinhas do cotidiano. Fundamentando este estudo, por se tratar de um tema com importância social e política, não só no Brasil, mas no mundo. Além de contribuir com as lutas feministas, dando embasamento teórico, para que a mulher não deixe de lutar por seus ideais, garantindo seus direitos como trabalhadoras e cidadãs brasileiras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-22T15:43:18Z No. of bitstreams: 1 ANDRES.pdf: 1217803 bytes, checksum: 7e1cf580e19510a383dd6d7ff67c4234 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:21:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRES.pdf: 1217803 bytes, checksum: 7e1cf580e19510a383dd6d7ff67c4234 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-02T12:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRES.pdf: 1217803 bytes, checksum: 7e1cf580e19510a383dd6d7ff67c4234 (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectDesigualdade de gênerospt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleDesigualdades de gênero no âmbito empresarial brasileiro: uma análise de dados do IBGE e artigos do SCIELOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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