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dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorGutierrez, Daniel-
dc.date.accessioned2017-05-26T18:05:49Z-
dc.date.available2017-05-26-
dc.date.available2017-05-26T18:05:49Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/188-
dc.description.abstractThis work focuses on preparing a comparative study between two models of school geared to the training of the subject field. Thus, an analysis at the Institute of Education Josué de Castro (IEJC), one middle school built by the Landless Workers Movement (MST), which is located in Veranopolis, Rio Grande do Sul, the State Agricultural College Angelo Emilio Grando (CAEAEG), state agricultural school mid-level located in Erechim, Rio Grande do Sul besides comparing schools, this paper seeks to reflect on educational issues and the debate on popular education we refer to some possibilities to rethink the school, and the relationship between social movements and education, from a concrete example of the school where they discuss and apply their understanding about the importance of training of the subjects of the field. Being a comparative study mainly bibliographic source, this study argues from official documents from both schools, as well as using theoretical contributions in the field of education / schooling, social movements and popular education. Stands out from work as a result, their contribution to the understanding of how it is being thought of forming the subject field, and the role that social movements can play in building an educational project aimed to popular education and to the political dispute schoolpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco elaborar um estudo comparativo entre dois modelos de escola voltadas para a formação dos sujeitos do campo. Dessa forma, faz uma análise entre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), escola de nível médio construída pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que se localiza em Veranópolis, Rio Grande do Sul e, o Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando (CAEAEG), escola agrícola estadual de nível médio localizada em Erechim, Rio Grande do Sul. Para além da comparação entre as escolas, este trabalho busca refletir sobre problemas educacionais e o debate acerca da educação popular que nós remete a algumas possibilidades para se repensar à escola, e a relação entre movimentos sociais e a educação, a partir de um exemplo concreto de escola onde os mesmos discutem e aplicam seus entendimentos a respeito da relevância da formação profissional dos sujeitos do campo. Sendo um estudo comparativo principalmente de origem bibliográfica, este trabalho se sustenta a partir dos documentos oficiais de ambas as escolas, assim como, se utiliza de contribuições teóricas no campo da educação/escolarização, dos movimentos sociais e da educação popular. Destaca-se como resultado desde trabalho, sua contribuição para o entendimento de como está sendo pensada a formação dos sujeitos do campo, assim como o papel que os movimentos sociais podem exercer na construção de um projeto educacional voltado à educação popular e a disputa política pela escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-26T17:44:43Z No. of bitstreams: 1 GUTIERREZ.pdf: 596657 bytes, checksum: 5080db70b584ae6e1cea0b909faa4622 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T18:05:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUTIERREZ.pdf: 596657 bytes, checksum: 5080db70b584ae6e1cea0b909faa4622 (MD5) Previous issue date: 2014-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA escola e a formação dos sujeitos do campo: Uma análise entre o Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando e o Instituto de Educação Josué de Castropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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