Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Fábio Francisco Feltrin de-
dc.contributor.referee1Souza, Fábio Feltrin de-
dc.contributor.referee2Paula, Débora Clasen de-
dc.contributor.referee3Machado, Ricardo-
dc.creatorPalavicini, Rovian Schenatto-
dc.date2018-01-
dc.date.accessioned2018-05-21T11:21:39Z-
dc.date.available2018-05-21T11:21:39Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1947-
dc.description.abstractSustaining itself in the German part of the theory of Didactics of History founded by Jörn Rüsen, which considers that the teaching-learning in history is linked to cultural issues from which the media has influence, that is, learning in history is not only found in formal spaces, but in all social aspects, especially through these media mass media, it is aimed, in this work, to analyze the discourses produced by the XXI century and disseminated through media narratives, referring to the medieval past, from the cut of narratives of greater repercussion, they are: Game of Thrones, Lord of the Ring, Vikings, The Last Kingdom, King Arthur, all environmentalized in the Middle Ages. In this way, the present work also deals with the uses of the past, of how the present uses the past to self-legitimize. A priori, as a form of results, it is observed that these narratives carry discourses contrary to medieval historiography, leading to non-contribution to teaching-learning in history. On the other hand, questions of gender and sexuality (which are emerging issues of the 21st century), for example, are put in a way that the interlocutor naturalizes them as normal in medieval societies and, consequently, using again the concept of Didactics of History , to naturalize them in the present, making possible a greater acceptance of these historically inferior categories.pt_BR
dc.description.resumoSustentando-se na vertente alemã da teoria da Didática da História fundamentada por Jörn Rüsen, o qual atenta de que o ensino-aprendizagem em história está atrelado a questões de cunho cultural das quais a mídia tem influência, isto é, de que o ensino-aprendizagem em história não se dá apenas em espaços formais, mas em todos os aspectos sociais, sobretudo através desses meios midiáticos de reprodução em massa, objetiva-se, nesse trabalho, analisar os discursos produzidos pelo século XXI e difundidos através de narrativas midiáticas, referentes ao passado medieval, a partir do recorte de narrativas de maior repercussão, são elas: Game of Thrones, Lord of the Ring, Vikings, The Last Kingdom, King Arthur, todas ambientalizadas na Idade Média. Dessa forma, o presente trabalho aborda também acerca dos usos do passado, de como o presente se utiliza do passado para se autolegitimar. A priori, como forma de resultados, observa-se que essas narrativas carregam discursos contrários à historiografia medieval, acarretando na não-contribuição para com o ensino-aprendizagem em história. Por outro lado, questões de gênero e sexualidade (que são questões emergentes do século XXI), por exemplo, são postas de modo que o interlocutor as naturalize como normais nas sociedades medievais e, consequentemente, utilizando-se novamente do conceito de Didática da História, as naturalize no presente, possibilitando, destarte, uma maior aceitação dessas categorias historicamente inferiorizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-05-18T18:23:30Z No. of bitstreams: 1 PALAVICINI.pdf: 964866 bytes, checksum: bb31391d33fc847c6af0db28436a3941 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-05-21T11:21:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PALAVICINI.pdf: 964866 bytes, checksum: bb31391d33fc847c6af0db28436a3941 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T11:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALAVICINI.pdf: 964866 bytes, checksum: bb31391d33fc847c6af0db28436a3941 (MD5) Previous issue date: 2018-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidática da históriapt_BR
dc.subjectUsos do passadopt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.titleUsos do passado: uma análise dos sentidos sobre o “mundo medieval” a partir do audiovisual produzido no século XXIpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALAVICINI.pdf942,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.