Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFucks, Patrícia Marasca-
dc.creatorHermel, Erica do Espírito Santo-
dc.creatorSantos, Rosemar Ayres dos-
dc.date.accessioned2018-07-27T12:18:57Z-
dc.date.available2018-07-27-
dc.date.available2018-07-27T12:18:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issueIIpt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1979-
dc.description.abstractThe paper presents and analyzes aspects of teaching and learning involving a descriptive geometric activity, evaluative the graphic representation of content of three-dimensional objects, which was developed in the curricular component of teaching Technical Drawing, for a third semester graduation class in Environmental Engineering, Federal University of Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, Brazil. The interventions developed were intended to overcome some shortcomings of the students, as the understanding of the content on the forms of flat representation of a three dimensional object. This problem was observed after the completion of an individualized evaluation activity, have been contextualized didactically in technical drawing teaching. Being inherent in the process of teaching and learning to think about the problem, this was to identify it initially and, as a result, we sought to understand the conceptual and formal relationships that it intervenes hindering student learning. From there, they employed in tools and teaching techniques to overcome this problem, with students other ways to expand your understanding of this topic content, which involved the use of different registers of representation. It was concluded that to qualify the educational practice in the classroom, as opposed to the traditional teaching model, there is need to overcome this problem by the students, whose learning should be conceived as a capable resource to mobilize cognitive more complex skills and, also, by the teacher, with respect to education. The teacher, concerned not only in how to teach but also how to learn, understanding that to promote significant changes in education is necessary to reflect on the praxis and transform the reality in research problems, which should imbue their practices. Keywords: Technical Drawing, Graphic representation, Three-dimensional modeling, Orthographic views.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta e analisa aspectos do ensino e aprendizagem envolvendo uma atividade geométrica descritiva, avaliativa do conteúdo de representação gráfica de objetos tridimensionais, a qual foi desenvolvida no âmbito do ensino de Desenho Técnico, para o Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS. As intervenções desenvolvidas objetivaram superar algumas deficiências dos alunos, quanto à compreensão do conteúdo relativo às formas de representação plana de um objeto tridimensional. Tal problemática foi observada após a realização de um atividade avaliativa individualizada, e foi contextualizada didaticamente no ensino de Desenho Técnico. Sendo inerente ao processo de ensino e aprendizagem pensar acerca do problema, tratou-se de identificá-lo inicialmente e, na sequência, buscou-se a compreensão das relações conceituais e formais que nele intervém obstaculizando o aprendizado do aluno. A partir daí, empregaram-se ferramentas e técnicas de ensino para a superação desse problema, apresentando aos alunos outros caminhos para ampliar a sua compreensão sobre esse tópico do conteúdo, os quais implicaram o uso de diferentes registros de representação. Concluiu-se que para qualificar a prática educativa em sala de aula, contrapondo-se ao modelo de ensino tradicional, há necessidade de superação dessa problemática não apenas por parte dos alunos, no que tange à aprendizagem que deve ser concebida como um recurso capaz de mobilizar habilidades cognitivas de maior complexidade mas, também, por parte do professor, no que diz respeito ao ensino. Cabe ao professor, preocupado não mais apenas em como ensinar, mas também em como aprender, o entendimento de que para promover mudanças significativas no ensino há que refletir sobre a práxis e transformar a realidade em problemas de investigação, os quais devem impregnar a sua prática. Palavras-chave: Desenho técnico, Representação gráfica, Modelagem tridimensional, Vistas ortográficas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-27T11:46:38Z No. of bitstreams: 1 317_ANAIS_IICIEDIC_Salvador2016_Artigo2_Fucks_Hermel_Santos.pdf: 7872695 bytes, checksum: 5a11ac7dcf9b53c2fac22e3dd1105482 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-27T12:18:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 317_ANAIS_IICIEDIC_Salvador2016_Artigo2_Fucks_Hermel_Santos.pdf: 7872695 bytes, checksum: 5a11ac7dcf9b53c2fac22e3dd1105482 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T12:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 317_ANAIS_IICIEDIC_Salvador2016_Artigo2_Fucks_Hermel_Santos.pdf: 7872695 bytes, checksum: 5a11ac7dcf9b53c2fac22e3dd1105482 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Anísio Teixeira - Salvador - Bapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIATpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio Internacional Sobre o Ensino e Didática nas Ciências - CIEDICpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleAtividade geométrica descritiva de representação gráfica de objetos contextualizada didaticamente no ensino de desenho técnicopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
317_ANAIS_IICIEDIC_Salvador2016_Artigo2_Fucks_Hermel_Santos.pdf7,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.