Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.creator | Rodrigues, Marcia Cristina | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-03T16:28:34Z | - |
dc.date.available | 2018-08-03T16:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-01 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2015 | - |
dc.description.resumo | O artigo “Desafios da gestão na escola de educação infantil, em tempo integral, na perspectiva dos princípios da educação humanizadora” é oriundo da pesquisa realizada a partir do problema: De que forma os conceitos e princípios da humanização podem contribuir na prática da gestão participativa, na escola de educação infantil em tempo integral? Adota inicialmente a revisão bibliográfica, e, posteriormente, optou por utilizar um questionário, aplicado no ano de 2016, numa escola de educação infantil da cidade de Erechim. Está pesquisa é de caráter explicativo, qualitativo. O estudo bibliográfico se dará a luz de Luck e também terá algumas contribuições de Parô, Freire, Mendonça e Loss. A gestão participativa só será eficaz se houver comprometimento dos sujeitos, ao processo educacional, desde a tomada de decisões, passando pela responsabilidade da execução e os resultados obtidos. O ponto de partida é a elaboração de um projeto que apresente objetivos comuns, que atenda às demandas da escola e da comunidade, seguido da tomada de consciência de que é necessário a participação e colaboração de todos em todas as etapas do processo educativo, assumindo as responsabilidades em conjunto. Nesse sentido os sujeitos precisam constante buscar autoformação e autoconhecimento de si, para poder se compreender e compreender o outro, vivenciando em suas atitudes, princípios da éticos e do humanismo, nas relações e conflitos que envolvam a gestão escolar participativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T13:24:42Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 179299 bytes, checksum: 7641cbc12199321d814a3d098ba28378 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:28:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 179299 bytes, checksum: 7641cbc12199321d814a3d098ba28378 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-03T16:28:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 179299 bytes, checksum: 7641cbc12199321d814a3d098ba28378 (MD5) Previous issue date: 2018-03-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Prática participativa | pt_BR |
dc.title | Desafios da gestão na escola de educação infantil, em tempo integral, na perspectiva dos princípios da educação humanizadora | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES.pdf | 175,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.