Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Reginaldo José de-
dc.contributor.referee1Souza, Reginaldo José de-
dc.contributor.referee2Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee3Andreis, Adriana-
dc.creatorCarniel, Alexandra-
dc.date2018-07-05-
dc.date.accessioned2018-08-09T16:21:41Z-
dc.date.available2018-08-09T16:21:41Z-
dc.date.issued2018-07-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2073-
dc.description.abstractThe present research aims to understand how the transformations of the landscape motivated by a hydroelectric project can be approached in the teaching of Geography. The landscape, as the dimension of life, the visual composition formed by physical and natural and artificial elements present in a certain portion of space can be used to study their transformations through a geographical bias, making it possible to understand the history of places, their functions , the use and appropriation of space, understanding the dynamics of life through gaze and perception. In this sense, photography can be used as a historical source, as a form of language and world reading, which can become an ally in the teaching of Geography, in the approach to physical and human contents. Reading a photograph means unraveling the landscapes and signifying spaces. Working the transformations of the landscape from a critical and reflexive analysis of photographs can make geography classes more dynamic, resignificando contents and geographical concepts. Thus, as a result and at the same time, a process of the research itself, we also present a pedagogical experience on the use of photography in the study of landscape transformations in the city of Itá-SC, with a seventh year class of elementary school Municipality of Basic Education Valentin Bernardi. With this, we seek to combine a local fact, pertaining to the reality of the inhabitants of the city of Itá, to a geographic concept, the landscape, and the search for a new approach to a didactic resource already used since a long time, as is the case of photography . Thus, we feel the need to carry out the present study, with a view to a possible contribution to the teaching of Geography, and perhaps other disciplines that, in the schools of the municipality, approach the impacts of the construction of the enterprise. realization of the research is due to the fact that it was directly impacted by the construction of the HPP and the consequent relocation of all its urban area, therefore, with an incisive transformation of the landscape and the ways of perceiving it. Finally, as results presented, we emphasize that photography was a fundamental instrument in the study of the transformations of the landscape during the pedagogical experien experience with the students, allowing them to cast their eyes on the past, the present and the future of their city. During the pedagogical experience, questions were raised about the rights of the landscape and I now affirm the fundamental importance of these rights for citizenship rights and the rights to education, through a critical citizen education, a geography that makes a difference in the lives of students and in their performance and participation in society.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender como as transformações da paisagem motivadas por um empreendimento hidrelétrico podem ser abordadas no ensino de Geografia. A paisagem, como a dimensão da vida, a composição visual formada por elementos físicos, naturais e artificiais, presentes em determinada porção do espaço, pode servir para estudar as suas transformações, por um viés geográfico, possibilitando compreender a história dos lugares, suas funções, o uso e a apropriação do espaço, entendendo as dinâmicas da vida através do olhar e da percepção. Nesse sentido, a fotografia pode ser utilizada como uma fonte histórica, como forma de linguagem e leitura de mundo, que pode tornar-se uma aliada no ensino de Geografia, na abordagem dos conteúdos físicos e humanos. Ler uma fotografia significa desvendar as paisagens e significar os espaços. Trabalhar as transformações da paisagem a partir de uma análise crítica e reflexiva de fotografias pode possibilitar tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas, ressignificando conteúdos e conceitos geográficos. Assim, como um resultado e, ao mesmo tempo, um processo da própria pesquisa, também apresentamos uma experiência pedagógica sobre o uso da fotografia no estudo das transformações paisagísticas no município de Itá-SC, com uma turma de sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Valentin Bernardi. Com isto, buscamos aliar um fato local, pertencente à realidade dos moradores da cidade de Itá, a um conceito geográfico, a paisagem, e a busca de uma nova abordagem de um recurso didático já utilizado desde muito tempo, como é o caso da fotografia. Assim, sentimos a necessidade de realizar o presente estudo, com vistas a uma possível contribuição ao ensino de Geografia, e, talvez, outras disciplinas que, nas escolas do município, abordem os impactos da construção do empreendimento A escolha da cidade de Itá para a realização da pesquisa deve-se ao fato de que foi diretamente impactada pela construção da UHE e a consequente relocação de toda sua área urbana, portanto, com uma transformação incisiva da paisagem e nas maneiras de percebê-la. Por fim, como resultados apresentados, salientamos que a fotografia foi um instrumento fundamental no estudo das transformações da paisagem durante a experiência pedagógica com os estudantes, permitindo a eles lançarem olhares sobre o passado, o presente e o futuro da sua cidade. Durante a realização da experiência pedagógica surgiram questionamentos sobre os direitos da paisagem e agora afirmo a fundamental importância destes direitos para os direitos a cidadania e os direitos a educação, através de uma formação cidadã crítica, uma Geografia que faça a diferença na vida dos estudantes e na sua atuação e participação em sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-07T13:35:39Z No. of bitstreams: 1 CARNIEL.pdf: 5324219 bytes, checksum: bcf0279701db7b11e6a19d07dfd8f158 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-09T16:21:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARNIEL.pdf: 5324219 bytes, checksum: bcf0279701db7b11e6a19d07dfd8f158 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T16:21:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARNIEL.pdf: 5324219 bytes, checksum: bcf0279701db7b11e6a19d07dfd8f158 (MD5) Previous issue date: 2018-07-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectHidrelétricapt_BR
dc.subjectQuestão ambientalpt_BR
dc.titleAs transformações da paisagem no ensino de Geografia: uma experiência pedagógica no/sobre o município de Itápt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARNIEL.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.