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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.creatorMoura, Gabriela Coradi de-
dc.date2018-07-04-
dc.date.accessioned2018-08-16T13:21:15Z-
dc.date.available2018-08-16T13:21:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2091-
dc.description.abstractThe present research has as theme the Mathematical Education and its relation with Paulo Freire and Vygotsky. The main objective was to map the research work in Mathematics Education related to the subject under study from 2007 to 2017 and to discuss and analyze the characteristics assumed by the works. It had by research problem: What are the characteristics and trends assumed by the researches in Mathematical Education that has by theoretical reference Paulo Freire and Vygotsky? A state of art from dissertations and theses were carried out, having as source, for the data collection, the portal of CAPES journals and a study of theories about Paulo Freire and Vygotsky. As data analysis methodology, an analysis was done per research unit and the data was subsequently categorized. The analysis was made, a priori, by units of investigation, called "first level analysis", which led to categorization by content. The evaluation of the degree of students, the many years have streed to chance to the doctor, and their they valer of scoria, and their they valeu. Interviews, and questionnaires. Among the studies related to Vygotsky, there were ten papers that are master's dissertations, six of them with voltage for Elementary School, nine of them being qualitative research. From the study on the theoretical perspectives of Paulo Freire and Vygotsky it was possible to present the tendencies and the characteristics assumed by the researches in mathematical education that are directed to the questions of fundamental education in the fundamental elementary school.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como tema Educação Matemática e sua relação com a obra de Paulo Freire e de Vygotsky. Teve como objetivo principal realizar um mapeamento dos trabalhos de pesquisa em Educação Matemática relacionados ao tema em estudo, no período de 2007 a 2017 e discutir e analisar as características assumidas pelos trabalhos levantados. Por problema de pesquisa buscou estudar quais as características e tendências assumidas pelas pesquisas em Educação Matemática que tem por referencial teórico Paulo Freire e Vygotsky. Realizou-se um estado da arte das dissertações e teses, tendo como fonte para a coleta de dados o portal de periódicos da CAPES e da UPF e um estudo das teorias de Paulo Freire e Vygotsky. Como metodologia de análise de dados foi utilizado unidades de investigação e posterior categorização. A análise foi feita, a priori, pelas unidades de investigação, chamada de ‘análise de primeiro nível’, o que conduziu à categorização por conteúdo. Foram analisados seis trabalhos relacionados a Paulo Freire, cinco desses trabalhos são dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, quatro deles tiveram como amostra a Escola de Jovens e Adultos, que se valeram de pesquisa qualitativa e de categorização, a partir de atividades orais ou escritas, entrevistas e questionários. Dos estudos relacionados à Vygotsky, foram analisados dez trabalhos que são dissertações de mestrado, seis deles com amostra voltada para o Ensino Fundamental, sendo nove deles, pesquisa qualitativa. A partir do estudo relacionado às perspectivas teóricas de Paulo Freire e Vygotsky foi possível apresentar as tendências e características assumidas pelas pesquisas em educação matemática que têm se voltado para questões do ensino de matemática no ensino fundamental em sua maioria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ADAIR PERDOMO FALCÃO (adair.falcao@uffs.edu.br) on 2018-08-14T17:49:51Z No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 1224353 bytes, checksum: 3f421e655d38093bff81dc354d320512 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-16T13:21:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 1224353 bytes, checksum: 3f421e655d38093bff81dc354d320512 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T13:21:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 1224353 bytes, checksum: 3f421e655d38093bff81dc354d320512 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleO estado da arte a respeito dos estudos sobre educação matemática, Paulo Freire e Vygotskypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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