Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFucks, Patrícia Marasca-
dc.date.accessioned2018-11-07T12:23:47Z-
dc.date.available2018-11-07-
dc.date.available2018-11-07T12:23:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2189-
dc.description.abstractThe work aims at undestanding the professors’ didactic-pedagogical strategies and practices, in teaching of architectural drawing, for the inclusion of blind students in the Agronomy Bachelor’s Degree Course. The main question of the study refers to which didactic-pedagogical interventions the teacher should promote in the classroom aiming at the inclusion blind students in higher education. The paper approaches the reflections and the strategies to mediate the teaching of architectural drawing, also making possible its comprehension by the blind student, based on the learning situations, directed and organized by the teacher. This experience implied teacher reflection-action on their practice and the adoption of other strategies, materials and didactic-pedagogical resources adapted to the conditions required for teaching of blind students. The subsidies to substantiate the teaching practices and to deepen the understanding about the subject were obtained through dialogue with other teachers, seeking to know similar experiences; the provision of teacher training courses; the research to bibliographic sources and the consultation with specialized institutions. The success of the experience, resulting in student learning, is related to the dedication of the teacher to adapt the didactic-pedagogical materials and the tests, to being attentive and listening to the needs of the blind student, and also to develop practical activities outside the classroom, opportunizing them extraclass, in the Laboratory of Graphic Expression. This enabled making a good progress of the support activities carried out by monitoring. It can be concluded that only a set of strategies opens possibilities to overcome the difficulties of the teacher to face this issue. The achievement of inclusion in education points to teaching conditions that enable the fulfillment of learning demands, that may favor all students, including the blind student. The achievement of inclusion in education points to teaching conditions that enable the fulfillment of learning demands, which favor all students, including the blind student.-
dc.description.resumoO trabalho objetiva compreender as práticas e estratégias didático-pedagógicas docentes, no ensino de Desenho Arquitetônico, para inclusão de alunos com deficiência visual no Curso de Bacharelado em Agronomia. A questão principal do estudo refere-se a quais intervenções o professor deve promover na sala de aula objetivando a inclusão desse aluno na universidade. O artigo aborda as reflexões e estratégias para mediar o ensino dos conteúdos, também viabilizando sua compreensão pelo aluno cego, a partir das situações de aprendizagem, dirigidas e organizadas pelo professor. Essa experiência implicou a reflexãoação docente sobre suas práticas e a adoção de outras estratégias, materiais e recursos didático-pedagógicos adaptados às condições exigidas para o ensino ao aluno cego. Os subsídios para fundamentar as práticas docentes e aprofundar o entendimento sobre o assunto foram obtidos mediante o diálogo com os pares, buscando conhecer experiências similares; a realização de cursos de capacitação docente; a consulta a fontes bibliográficas e a instituições especializadas. O êxito da experiência está relacionado à forma de atuação docente, buscando adaptar os materiais didático-pedagógicos e as avaliações, estar atento às necessidades do aluno cego e desenvolver atividades extraclasse, no Laboratório de Expressão Gráfica. Isso possibilitou um bom andamento das atividades de apoio realizadas pela monitoria. Conclui-se que somente um conjunto de estratégias abre possibilidades à superação das dificuldades do professor para o enfrentamento dessa realidade. A efetividade da inclusão na educação aponta para condições de ensino que possibilitem atender a demandas de aprendizagem que venham a favorecer a todos alunos, incluindo o aluno cego.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-11-07T12:23:27Z No. of bitstreams: 1 FUCKS.pdf: 571031 bytes, checksum: 4fb5f7103dbe9d6f6c4cec288990ae7c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-11-07T12:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FUCKS.pdf: 571031 bytes, checksum: 4fb5f7103dbe9d6f6c4cec288990ae7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-07T12:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FUCKS.pdf: 571031 bytes, checksum: 4fb5f7103dbe9d6f6c4cec288990ae7c (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação em Engenhariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsABENGEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCegospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesenho arquitetônicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ensino de desenho arquitetônico e a inclusão do aluno cego na universidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.relation.ispartof1Congresso Brasileiro de Educação em Engenhariapt_BR
dc.citation.issue1XLVIpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FUCKS.pdf557,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.