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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Visentini, Monize Sâmara-
dc.contributor.referee1Botelho, Louise de Lira Roedel-
dc.contributor.referee2Ristow, Letiane Peccin-
dc.creatorFenner, Natali da Silva-
dc.date2018-11-21-
dc.date.accessioned2019-01-14T14:26:13Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-14T14:26:13Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2226-
dc.description.abstractThe young man entering a new cycle of life, as in the academic cycle, can undergo high levels of stress, due to the change of environment and the increase of responsibilities, which can impair academic performance. The onset of burnout occurs during the academic phase, a period in which the human being is prepared for work and can continue during professional life. For this purpose, this research aimed to investigate the factors that could lead to burnout syndrome in undergraduate students of the Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo-RS (with more than 90% of the completed course). The methodology adopted was descriptive, cross-sectional and quantitative approach. The population of this research was the students graduating from the undergraduate courses offered at Campus Cerro Largo-RS, and it is non-probabilistic sampling for convenience. To accomplish this study, the survey method was used through the elaboration of the questionnaire using Google Forms. As research instruments, the questionnaire was used to identify sociodemographic, academic and psychosocial variables and the MBI-SS scale (Maslach Burnout Inventory – Student Survey), which was also applied via E-mail and network Social Facebook for those who owned the same. The results of the study identified that the feeling of emotional exhaustion was higher for undergraduate students, who do not practice leisure activities, which leads to a high degree of exhaustion. Through the result of the disbelief factor, the same occurs with low frequency, which shows that the students are feeling interested in the studies. In relation to the professional efficacy factor, students who reconciled work and studies and who did not perform leisure activities, are feeling more effective and competent as students. In view of the results of the research, it did not show the prevalence of the syndrome in the researched sample. Even though the results do not indicate the predominance of the syndrome, it is of paramount importance to perform actions that intervene to reduce the stressor factors that may contribute to the triggering of the burnout syndrome in the future.pt_BR
dc.description.resumoO jovem ao entrar em um novo ciclo da vida, como no ciclo acadêmico, pode passar por altos níveis de estresse, devido a mudança de ambiente e pelo acréscimo de responsabilidades, o que pode prejudicar o desempenho acadêmico. O início de burnout se dá durante a fase acadêmica, período em que o ser humano é preparado para o trabalho e pode prosseguir durante a vida profissional. Para tanto, essa pesquisa teve por objetivo averiguar os fatores que poderiam levar à síndrome de burnout em estudantes formandos da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo-RS (com mais de 90% do curso concluído). A metodologia adotada foi a descritiva, de corte transversal e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa foram os estudantes formandos dos cursos de graduação ofertados do Campus Cerro Largo-RS, e é amostragem não-probabilística por conveniência. Para a realização deste estudo utilizou-se o método survey, através da elaboração do questionário por meio do Google Forms. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário para identificação das variáveis sociodemográficas, acadêmicas e psicossociais e a escala MBI-SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey), o mesmo foi aplicado igualmente via E-mail e rede social Facebook para aqueles que possuíam a mesma. Os resultados do estudo identificaram que o sentimento de exaustão emocional foi maior para os estudantes formandos em licenciatura, que não praticam atividades de lazer, o que leva a um alto grau de esgotamento. Através do resultado do fator descrença, o mesmo ocorre com baixa frequência, o que mostra que os estudantes estão se sentindo interessados em relação aos estudos. Já em relação ao fator eficácia profissional, os estudantes que conciliavam trabalho e estudos e que não desempenhavam atividades de lazer, estão se sentindo mais eficazes e competentes como estudantes. Diante do resultado da pesquisa, a mesma não constatou a prevalência da síndrome na amostra pesquisada. Mesmo que os resultados não indicam a predominância a síndrome, é de suma importância realizar ações que intervém para reduzir os fatores estressores que podem vir a contribuir para o desencadeamento da síndrome de burnout futuramente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-12-19T16:04:06Z No. of bitstreams: 1 FENNER.pdf: 1132805 bytes, checksum: 8ae8d3e63d218a8aabc7ed57104b7734 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-14T14:26:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FENNER.pdf: 1132805 bytes, checksum: 8ae8d3e63d218a8aabc7ed57104b7734 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T14:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FENNER.pdf: 1132805 bytes, checksum: 8ae8d3e63d218a8aabc7ed57104b7734 (MD5) Previous issue date: 2018-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstados emocionaispt_BR
dc.subjectAluno concluintept_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.titleEstudo da possível incidência de fatores que levam a Burnout em estudantes formandos da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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