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dc.contributor.advisor1Wuerges, Artur Filipe Ewald-
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabricio Costa de-
dc.contributor.referee2Nascimento Filho, Manoel do-
dc.creatorLibardi, Luciana-
dc.date2018-11-14-
dc.date.accessioned2019-01-14T14:45:30Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-14T14:45:30Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2231-
dc.description.abstractFollowing the increasing interest that has been evidenced at the entrepreneurship area, the present study aimed to analyze and compare the entrepreneurship trend among the Management academics from UFFS campus Cerro Largo, along with the specific objectives that includes indentifying the academics profile, comparing the entrepreneurship trend between the entrants and graduates and identifying the academics’ professional perspectives. As for the goal of the study, it is classified as descriptive, with a primary source database, a quantitative approach, as application tool, it was chosen a test known as General Measure of Enterprising Tendency (GET) by Caird, as statistic analysis method, the Student’s t-test and chi-square were utilized. As results, it was identified that the majority of academics analyzed were entrants, female, mostly aged between 18 to 25 years old. In average, the academics do not bear an entrepreneurial tendency, only achieving the aspired result at TEG test on the impulse/determination characteristic, the other characteristics: need of success, need of autonomy/independence, creative trend and inclination to risks were way far from the necessary results to considering the profiles as entrepreneurial. When compared, results do not affirm that graduate students possess higher entrepreneurial tendency concerning the entrants, thus, the entrepreneurial tendency has not relation with the variables semester, gender and age. It was identified as academics’ professional perspectives the preference for occupying a training position on a private company of any size, occupy a training position on a public institution, open and manage their own business and continue studies, highlighting the increase interest by entrants in opening and managing their own business.pt_BR
dc.description.resumoObservando o crescente interesse que vem sendo evidenciado na área do empreendedorismo, o presente estudo apresenta como objetivo geral analisar e comparar a tendência empreendedora dos acadêmicos do curso de Administração da UFFS campus Cerro Largo, bem como possui como objetivos específicos identificar o perfil dos acadêmicos, analisar a tendência empreendedora dos acadêmicos, comparar a tendência empreendedora entre ingressantes e concluintes do curso e identificar as perspectivas profissionais dos discentes. O estudo, quanto aos seus objetivos, classifica-se como descritivo, com base em dados de origem primária, possuindo abordagem de natureza quantitativa, optou-se pela aplicação do instrumento conhecido como teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) de Caird, e utilizou-se como método de análise estatística os testes t de Student e teste qui-quadrado. Como resultados, identificou-se que os discentes analisados são em sua maioria ingressantes do curso, do sexo feminino, com idades distribuídas em maior parte entre 18 a 25 anos. Em média, os acadêmicos analisados não possuem o perfil para a tendência empreendedora, onde alcançou-se a resultado desejado no teste TEG somente na característica impulso/determinação, estando as outras características, necessidade de sucesso, necessidade de autonomia/independência, tendência criativa e propensão a riscos aquém do resultado necessário para considerá-los com perfil para a tendência empreendedora. Quando comparados os resultados, observou-se que não é possível afirmar que os acadêmicos concluintes possuem maior tendência empreendedora em relação aos ingressantes, sendo que a tendência empreendedora não possui também relação com as variáveis semestre, gênero e idade. Como perspectiva profissional dos discentes identificou-se preferência por ocupação de cargo na área de formação em empresa privada de qualquer porte, ocupação de cargo na área de formação em instituição pública, abrir e administrar o próprio negócio e dar continuidade aos estudos, com destaque para o surgimento de interesse advindo por parte dos ingressantes em abrir e administrar o próprio negócio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-12-19T17:12:27Z No. of bitstreams: 1 LIBARDI.pdf: 797076 bytes, checksum: d521d5de6c120339ef04e30e7ea91b0a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-14T14:45:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIBARDI.pdf: 797076 bytes, checksum: d521d5de6c120339ef04e30e7ea91b0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T14:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIBARDI.pdf: 797076 bytes, checksum: d521d5de6c120339ef04e30e7ea91b0a (MD5) Previous issue date: 2018-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.subjectAluno matriculadopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.titleTendência empreendedora: perfil dos acadêmicos do curso de administração da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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