Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gritti, Isabel Rosa-
dc.contributor.referee1Gritti, Isabel Rosa-
dc.contributor.referee2Silva, Emerson Neves da-
dc.contributor.referee3Souza, José Edimar de-
dc.creatorMores, Daniela Fátima Mariani-
dc.date2018-08-20-
dc.date.accessioned2019-02-08T13:09:02Z-
dc.date.available2019-02-08T13:09:02Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2413-
dc.description.abstractThis master thesis is the result of the research done in the Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), from the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim Campus, considering the thematic “Trajectory of adult students”. For the development of the thesis, we chose a qualitative approach, of an applied nature, with technical procedures based on the methodology of the participant research. Official data reveal the increase of Brazilians’ schooling, amongst them the adults, who have returned to school benches, including professional education on high school level, possibly because the education has been understood as a way to personal and professional ascension, faced with a scenario of technological advances and the diffusion of knowledge. At Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Erechim Campus, the return of the adult students is also observed, which motivated the research about this contingent of students, since they need to be welcomed in their particularities and their needs to be attended. Thus, the research aimed to understand how the adult student trajectory that enters the technical course after high school, after a long period away from a formal institution of teaching, contributing to the improvement of the actions of the researched institution. Amongst the research results, it is possible to establish the profile of the adult student; define, based on the observed characteristics, that their trajectories could be regular, irregular or interrupted; suggest proposals to further qualify the institution's actions, especially those focused on the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, considerando a temática “Trajetória de estudantes adultos”. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com procedimentos técnicos embasados na metodologia da pesquisa participante. Dados oficiais revelam o aumento da escolarização dos brasileiros, entre eles os adultos, os quais têm retornado aos bancos escolares, inclusive na educação profissional de nível médio, possivelmente porque a educação tem sido entendida como um caminho para a ascensão pessoal e profissional, diante de um cenário de avanços tecnológicos e de difusão do conhecimento. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Erechim, o retorno dos estudantes adultos também é observado, o que motivou a pesquisa sobre esse contingente de estudantes, uma vez que eles precisam ser acolhidos em suas particularidades e atendidos em suas necessidades. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender como se constitui a trajetória do estudante adulto que ingressa no curso técnico subsequente ao ensino médio, após longo período afastado de uma instituição formal de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações da instituição pesquisada. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se que foi possível estabelecer o perfil do estudante adulto; definir, com base nas características observadas, que as suas trajetórias podem ser regulares, irregulares ou interrompidas; sugerir propostas para qualificar ainda mais as ações da instituição, especialmente aquelas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-08T12:53:31Z No. of bitstreams: 1 MORES.pdf: 2248398 bytes, checksum: b67ec0ac18b96ae2a966e555e5cb76b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-08T13:09:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORES.pdf: 2248398 bytes, checksum: b67ec0ac18b96ae2a966e555e5cb76b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-08T13:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORES.pdf: 2248398 bytes, checksum: b67ec0ac18b96ae2a966e555e5cb76b7 (MD5) Previous issue date: 2018-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA trajetória de estudantes adultos na educação profissional de nível médio: compreendendo diferentes dimensões de uma mesma realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORES.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.