Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Rigo, Neusete Machado-
dc.contributor.referee2Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.creatorMeinhart, Daiane Beatriz-
dc.date2018-12-10-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:57:54Z-
dc.date.available2019-02-11-
dc.date.available2019-02-27T12:57:54Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2476-
dc.description.abstractThis Final Paper aims at recognizing and describing through a review of literature, the implications caused by violence against teachers at school and its intervention in the process of teaching. A biographical research about the knowledge, being at the same time qualitative and documental, accomplished with the aim to analyze and systematize the content of the books that discuss school violence, mainly in teaching. The documents (dissertations and theses) found in data bank of scientific research from the internet, such as The Brazilian Electronic Theses and Dissertations Digital Library (BDTD).The following keywords were used ‘school violence’ and ‘violence against teachers’. The data analysis based on the Content Analysis in order to reorganize and categorize the selected information and the reorganization of the information into wide categories. The data resulted from the bibliographic research were organized into categories: i) Causes of violence against teachers; ii) Consequences of school violence and its implications in the process of teaching; iii)The role of the family and of the school fighting against violence against teachers. The results of the study indicate that nowadays teachers face increasingly difficult situations in class related to undisciplined and disrespected behavior from students. In this context is vital invest in orientation and support the teachers using improvement of the pedagogical practices in collaboration to families in order to prevent problems and conflicts.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca reconhecer e descrever, a partir de um trabalho de revisão de literatura, as implicações geradas pela violência contra professores nas escolas e sua interferência no processo de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o estado do conhecimento, sendo a mesma de natureza qualitativa e de caráter documental, com o intuito de analisar e sistematizar os conteúdos das obras, que abordem o tema violência escolar. Os documentos (dissertações e teses) foram encontrados em bancos de dados de pesquisas científicas, disponibilizados na internet, tais como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados para a busca do assunto, as seguintes palavras-chave: “violência escolar” e “violência contra professores”. A análise dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo, a fim de organizar a categorização das informações selecionadas e o reagrupamento das informações em categorias mais abrangentes. A síntese dos dados resultantes da pesquisa bibliográfica foi organizada em categorias, a saber: i) Causas da violência contra professores; ii) Consequências da violência escolar e suas implicações no processo de ensino; iii) O papel da família e da escola no combate à violência contra professores. Os resultados do estudo indicam que atualmente, os professores vêm enfrentando, de forma crescente, situações difíceis em sala de aula devido a comportamentos considerados indisciplinados e desrespeitosos por parte dos alunos. Nesse contexto, é fundamental investir em orientação e apoio aos professores, por meio de estratégias de aperfeiçoamento da prática pedagógica, em parceria com as famílias, buscando prevenir conflitos e problemaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T15:13:41Z No. of bitstreams: 1 MEINHART.pdf: 688676 bytes, checksum: 97599462875281597e24be498c02d252 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:57:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MEINHART.pdf: 688676 bytes, checksum: 97599462875281597e24be498c02d252 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:57:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEINHART.pdf: 688676 bytes, checksum: 97599462875281597e24be498c02d252 (MD5) Previous issue date: 2018-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectProblemas sociaispt_BR
dc.subjectVolênciapt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleViolência contra professores nas escolas: implicações no processo de ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEINHART.pdf672,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.