Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorFossati, Suzane Fátima-
dc.date2014-07-
dc.date.accessioned2019-02-28T17:09:05Z-
dc.date.available2019-02-28T17:09:05Z-
dc.date.issued2014-07-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2482-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the evaluative practice in schools for Comprehensive Education in the municipality of Erechim, RS in the effort to understand how the evaluation is being made. The research is justified by the fact to understand the importance of a continuous, diagnostic, formative and meaningful evaluation in the students learning process in the Comprehensive Education, in a way that it can follow the teaching and learning processes between the regular education and the activities in the inverse shift, providing quality of teaching. From these aspects, the proposed study is to analyze the Political-Pedagogical Projects (PPP) of the Comprehensive Education schools of Erechim, RS, concerning the evaluation of the students, looking to draw a parallel between the information of the contents of the PPP of the schools with the documentation provided by the Ministry of Education (MEC) about the More Education Program of Comprehensive Education. The results of the research showed that the majority of schools have not constructed a specific PPP for the Comprehensive Education, using the same regular shift. In this sense, schools interact with each other, they present evaluation of the learning and teaching processes, considering the student as a whole. However, some Comprehensive Education schools make reference of the More Education Program, establishing the activities of the Program as complementary to the learning and teaching process, with the belief that there cannot be a separate evaluation of the curricular activities. Therefore, we can consider that the experience of Comprehensive Education through the More Education Program is recent in the municipality, but the evaluation made in schools are directed to the achievement of educational practices concerned with the development of the students.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como finalidade investigar a prática avaliativa nas escolas de Educação Integral do município de Erechim/RS, no esforço de compreender como a avaliação está sendo proporcionada. A pesquisa justifica-se pelo fato de se compreender a importância de uma avaliação contínua, diagnóstica, formativa e significativa na aprendizagem dos estudantes da Educação Integral, de modo que acompanhe os processos de ensino e de aprendizagem entre o ensino regular e as atividades de turno inverso, proporcionando a qualidade do ensino. A partir destes aspectos, a proposta de estudo é analisar os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas de Educação Integral de Erechim/RS, no que se referem à avaliação dos estudantes, procurando traçar um paralelo entre as informações dos conteúdos dos PPP das escolas com os documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa Mais Educação de Educação Integral. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria das escolas não construiu PPP específico para a Educação Integral, utilizando o mesmo do turno regular. Neste sentido, as escolas dialogam entre si, pois apresentam uma avaliação de acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem, considerando o estudante em sua totalidade. No entanto, algumas escolas de Educação Integral fazem referência ao Programa Mais Educação, estabelecendo as atividades do Programa como complementares ao processo de ensino e de aprendizagem, com a credibilidade que não pode haver uma avaliação separada das atividades curriculares. Diante disso, podemos considerar que a experiência da Educação Integral através do Programa Mais Educação é recente no município, mas a avaliação realizada nas escolas está direcionada para a concretização de práticas educativas preocupadas com o desenvolvimento dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-13T15:13:50Z No. of bitstreams: 1 FOSSATI.pdf: 331824 bytes, checksum: 6ef9ced0841c5ab402291cdeb499cc5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T17:09:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FOSSATI.pdf: 331824 bytes, checksum: 6ef9ced0841c5ab402291cdeb499cc5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T17:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FOSSATI.pdf: 331824 bytes, checksum: 6ef9ced0841c5ab402291cdeb499cc5f (MD5) Previous issue date: 2014-07-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleA avaliação na educação integral das escolas municipais de Erechim/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOSSATI.pdf324,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.