Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.creatorAdamczuk, Fernanda Carla-
dc.date2014-07-
dc.date.accessioned2019-02-28T17:12:14Z-
dc.date.available2019-02-28T17:12:14Z-
dc.date.issued2014-07-30-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2485-
dc.description.abstractThis assignment aimed understand the actual situation about integral education in a amplified journey in the Cristo Rei school (CAIC), at the city of Erechim – RS, and the principal aim is to reflect about the achievements and challenges of Integral Education. In order to obtain the reflection of this text, a questionnaire was administered, the author that mention this issue, also was mentioned. It’s a bibliographic and qualitative research.This report is divided into three chapters. 1-A brief overview about Brasil education. 2-The Cristo Rei School: The background.3- Analysis of the questionnaire. 4-Final considerations. This research not attempted to judge the positive and negative aspects, but to share the reflections and experiences. Researches show that the most import aspect for the nation development is the education and the knowledge production, this is how a country grows. Seen in these terms, the problem developed in the monograph, is based in analysis of the teaching workforce, students and in the community and if they’re developing a splendid job to overcome the domination and exploitation barriers, this must be articulate precisely for the integral education be succeed. The idea of writing about this subject came up when it became evident that the common thought was that the after/before school it only serves to recreation; the society needs to be aware of the improvements of student development, and the school can also work through the real difficulties, giving greater importance about the teaching-learning process. In other words, the school seems the most attractive choice and even more human with the implantation of Integral Education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou conhecer a realidade da Educação Integral em jornada ampliada na Escola Cristo Rei (CAIC), no município de Erechim-RS, o principal objetivo é refletir as conquistas e desafios da Educação Integral. Para obter as reflexões neste texto, foi utilizado um questionário, também procurou-se resgatar autores que abordam o tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Desse modo, o trabalho foi dividido em três capítulos: 1) Uma breve abordagem histórica da educação no Brasil. 2) A escola Cristo Rei: sua contextualização. 3) Análise do questionário. 4) Considerações finais. Esta pesquisa não teve a intenção de julgar os acertos ou erros, mas expressar reflexões e as experiências. Pesquisas revelam que a educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação e é pela produção de conhecimento que um país cresce. Nesse sentido, a problemática desenvolvida no trabalho monográfico fundamenta-se em analisar o corpo docente, alunos e comunidade, se estão desenvolvendo um trabalho para vencer as barreiras da dominação e da exploração, sendo necessária essa articulação para que aconteça o sucesso da educação integral. A opção em estudar este tema surgiu ao constatar que o pensamento que existe é que o contraturno serve apenas de passa tempo, é preciso que a sociedade perceba as melhorias no desenvolvimento do aluno, que a escola pode trabalhar as dificuldades reais, priorizando o processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, as escolas se tornaram mais atrativas e mais humanas com a implantação da educação integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-15T13:08:43Z No. of bitstreams: 1 ADAMCZUK.pdf: 171169 bytes, checksum: bc7efc16319fd92280cc20c002199678 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T17:12:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ADAMCZUK.pdf: 171169 bytes, checksum: bc7efc16319fd92280cc20c002199678 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T17:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADAMCZUK.pdf: 171169 bytes, checksum: bc7efc16319fd92280cc20c002199678 (MD5) Previous issue date: 2014-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titleConquistas e desafios da Educação Integralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAMCZUK.pdf167,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.