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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fraga, Gerson Wasen-
dc.creatorVeiga, Luciana da-
dc.date2018-04-
dc.date.accessioned2019-02-28T18:39:03Z-
dc.date.available2019-02-28T18:39:03Z-
dc.date.issued2018-04-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2488-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como intenção verificar através de uma pesquisa de campo como se dá o cumprimento da Lei 10.639/03, que estabelece em caráter obrigatório, o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira no sistema de ensino formal brasileiro, especificamente, na ampliação da jornada escolar. Para que o trabalho pudesse ser realizado, buscamos na primeira parte, retomar a trajetória do Movimento Negro e sua luta pelo direito à inclusão da população negra no sistema de ensino brasileiro, incluindo nesta abordagem a necessidade de implantação das ações afirmativas no Brasil, a questão da democracia racial e o direito estabelecido pelo programa de cotas. Na segunda fase da pesquisa, nosso exercício foi o de observar a concepção de educação integral proposta pela filosofia pragmática, buscando perceber como a escola brasileira se comportou diante da influência do movimento da Escola Nova, e qual a proposta de educação integral é apresentada pelo programa Mais Educação. Na terceira e última etapa, verificamos como a História da África e a Cultura Afro-Brasileira é abordada no Manual Operacional de Educação Integral, que baliza os conteúdos a serem trabalhados na ampliação da jornada escolar, e relatamos o estudo de caso que buscou descobrir se a Lei 10.639/03 está sendo cumprida na educação integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-13T10:21:48Z No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 1810261 bytes, checksum: 1387b577e79987efd0957f9c9d07e521 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.titleA Lei 10.639/03 e sua aplicação na ampliação da jornada escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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