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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Fraga, Gerson Wasen | - |
dc.creator | Veiga, Luciana da | - |
dc.date | 2018-04 | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-28T18:39:03Z | - |
dc.date.available | 2019-02-28T18:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2488 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como intenção verificar através de uma pesquisa de campo como se dá o cumprimento da Lei 10.639/03, que estabelece em caráter obrigatório, o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira no sistema de ensino formal brasileiro, especificamente, na ampliação da jornada escolar. Para que o trabalho pudesse ser realizado, buscamos na primeira parte, retomar a trajetória do Movimento Negro e sua luta pelo direito à inclusão da população negra no sistema de ensino brasileiro, incluindo nesta abordagem a necessidade de implantação das ações afirmativas no Brasil, a questão da democracia racial e o direito estabelecido pelo programa de cotas. Na segunda fase da pesquisa, nosso exercício foi o de observar a concepção de educação integral proposta pela filosofia pragmática, buscando perceber como a escola brasileira se comportou diante da influência do movimento da Escola Nova, e qual a proposta de educação integral é apresentada pelo programa Mais Educação. Na terceira e última etapa, verificamos como a História da África e a Cultura Afro-Brasileira é abordada no Manual Operacional de Educação Integral, que baliza os conteúdos a serem trabalhados na ampliação da jornada escolar, e relatamos o estudo de caso que buscou descobrir se a Lei 10.639/03 está sendo cumprida na educação integral. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-13T10:21:48Z No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 1810261 bytes, checksum: 1387b577e79987efd0957f9c9d07e521 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-28T18:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 1810261 bytes, checksum: 1387b577e79987efd0957f9c9d07e521 (MD5) Previous issue date: 2018-04-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.title | A Lei 10.639/03 e sua aplicação na ampliação da jornada escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Integral |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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