Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nicolay, Deniz Alcione-
dc.creatorKazmirczak, Ananda M.-
dc.date.accessioned2017-06-06T16:55:24Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2017-06-06T16:55:24Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/248-
dc.description.abstractFrom child development, where children learn playing, and thereby experience the world, discovering and knowing yourself, where the body is the common axis that stage in school, is the spokesman of the child is present in and outside the classroom, so it should be used as a vehicle for learning by educators, entering physical education with other disciplines and thus exploiting interdisciplinarity between them. Physical education is characterized by movement, and motor skills, according to Soares (2006), should be worked early with the kids, working the mind and body together, thus seeking to own the same reasoning. Childhood is a period of very intense activity: the costumes and body movements occupy almost the entire time the child. And so, through a methodology with a grounding in literature searches and websites that were related, this research aims to enhance Physical Education in schools and show how it can be worked to contribute to the psychomotor development of children in early childhood education and as an education system can help in the psychomotor development of children in an interdisciplinary aspect, thus demonstrating the importance of Physical Education in Early Childhood Education in an interdisciplinary view.pt_BR
dc.description.resumoA partir do desenvolvimento infantil, onde a criança aprende brincando, e através disso experimenta o mundo, descobrindo e conhecendo a si mesmo, onde o corpo é o eixo comum nessa fase na escola, é o porta-voz da criança, está presente dentro e fora da sala de aula, portanto deve ser utilizado como veículo de aprendizagem pelos educadores, inserindo a educação física com as demais disciplinas e explorando assim a interdisciplinaridade entre elas. A educação física caracteriza-se pelo movimento, e a psicomotricidade, segundo Soares (2006), deve ser trabalhada desde cedo com as crianças, trabalhando a mente e o corpo em conjunto, buscando dessa forma o raciocínio próprio da mesma. A infância é um período muito intenso de atividades: as fantasias e os movimentos corporais ocupam quase todo o tempo da criança. E assim, através de uma metodologia com embasamentos em pesquisas bibliográficas e sites que estavam relacionados, esta pesquisa tem como objetivo valorizar a disciplina Educação Física no âmbito escolar e mostrar como ela pode ser trabalhada para contribuir no desenvolvimento psicomotor das crianças da educação infantil e, como um sistema de ensino pode ajudar no desenvolvimento psicomotor das crianças em um aspecto interdisciplinar, caracterizando assim a importância da Educação Física na Educação infantil em uma visão interdisciplinar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T14:33:48Z No. of bitstreams: 1 KAZMIRCZAK.pdf: 82663 bytes, checksum: dcd5cd7ce1800d41a36b8df746069c7b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T16:55:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAZMIRCZAK.pdf: 82663 bytes, checksum: dcd5cd7ce1800d41a36b8df746069c7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T16:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAZMIRCZAK.pdf: 82663 bytes, checksum: dcd5cd7ce1800d41a36b8df746069c7b (MD5) Previous issue date: 2013-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.titleA contribuição da educação física para o desenvolvimento psicomotor na infância: uma leitura interdisciplinarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAZMIRCZAK.pdf80,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.