Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorBarros, Gabriella Xavier de Medeiros-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:37:00Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-03-07T14:37:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2528-
dc.description.abstractHistory is built daily by people, and the way it is conveyed is a potent builder of memories and identities in society. These are questions that are present in this dissertation, which aims to analyze the historical memory that has been built in Erechim / RS. For this purpose, we analyze as sources, memorialistic texts, the written form and the school of basic education. It is a bibliographical, documentary and empirical research in which we consider a historical socio-cultural perspective in a micro- historical approach, analyzing the sources through the clues, and searching for elements of contextual and singular tessitura in the processes of memory construction. We take the three sources to analyze by means of the indiciary paradigm, where the signs allow us to understand which clues show how this historical memory has been constructed. To this end, among other researchers, we dialogue with Carlo Ginzburg, and with regard to the notion of historical memory, we seek support in Jacques Le Goff. We organized the dissertation in the following way, in the first part we present “A History in Question”, discussing the micro history theoretically and methodologically, as well as bringing the specificities of each analyzed source. The second part is dedicated to the contextualization of the place, in which we highlight the formation, location and urban construction of Erechim and its relation with the colonizing project. In the third part we highlight the study carried out by means of the index methodology, in the local memorialists, A Voz da Serra newspaper, teaching plan and students' drawings. By means of a reading of luminous and faded aspects, the findings of the research allow us to understand ordinary aspects, which reiterate the official history, but in the school source, we find extraordinary clues that infer reexistences.pt_BR
dc.description.resumoA história é construída diariamente pelas pessoas, e o modo como ela é veiculada é um potente construtor de memórias e identidades na sociedade. Essas são questões que estão presentes nesta dissertação, que tem como objetivo analisar qual a memória histórica que vem sendo construída em Erechim/RS. Para tal objetivo, analisamos como fontes, textos memorialísticos, a impressa escrita e a escola de educação básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica em que consideramos uma perspectiva histórica sociocultural numa abordagem micro histórica, analisando as fontes por meio dos indícios, e buscando elementos da tessitura contextual e singular nos processos de construção da memória. Tomamos as três fontes para analisar por meio do paradigma indiciário, onde os sinais permitem entender quais pistas evidenciam como vêm sendo construída essa memória histórica. Para tanto, entre outros pesquisadores, dialogamos com Carlo Ginzburg, e no tocante da noção de memória histórica, buscamos sustentação em Jacques Le Goff. Organizamos a dissertação da seguinte forma, na primeira parte apresentamos “Uma História em Questão”, discutindo a micro história teórico e metodologicamente, bem como trazemos as especificidades de cada fonte analisada. A segunda parte é dedicada para à contextualização do lugar, em que ressaltamos a formação, localização e construção urbana de Erechim e sua relação com o projeto colonizador. Na terceira parte, destacamos o estudo (realizado por meio da metodologia indiciária), de registros dos memorialistas locais, do jornal A Voz da Serra e da escola (plano de ensino e desenhos dos alunos). No estudo das fontes, percebemos aspectos luminosos e esmaecidos. Os achados da pesquisa permitem depreender elementos ordinários pautados no princípio colonialista. Porém, na fonte escola, encontramos indícios extraordinários, como crítica sútil sem relação com a história oficial, expressando muros e paredes, o que permite inferir reexistências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-01T13:24:17Z No. of bitstreams: 1 BARROS.pdf: 2306939 bytes, checksum: 1b39f6525b4b482f207e9ac503d6df08 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-07T14:37:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARROS.pdf: 2306939 bytes, checksum: 1b39f6525b4b482f207e9ac503d6df08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T14:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARROS.pdf: 2306939 bytes, checksum: 1b39f6525b4b482f207e9ac503d6df08 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPesquisa históricapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRio-grandenses-do-sulpt_BR
dc.titleIndícios da memória histórica que vem sendo construída em Erechim/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.