Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal-
dc.contributor.referee1Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.contributor.referee2Uhmann, Rosângela Inês Matos-
dc.creatorFeltrin, Ana Machado-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:47:52Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-07T14:47:52Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2537-
dc.description.abstractThe aim of this study is to deepen knowledge about the relationship established between curriculum and emancipation and their contributions to the Brazilian educational policies and professional training processes for teaching biology. From a methodological point of view, there was the option for a qualitative research with descriptive and documentary, focusing on content analysis procedures. Fourteen selected works were presented at the V ENEBIO in 2014. They formed the backdrop for the development of study and research. To do so, the displayed text is structured into three chapters, plus this introduction and conclusion. In Chapter 1, The State of the Art on the theme - they made up stories about some literature review of contributions that stand out for teaching biology today. In Chapter 2, The Method - The adopted methodological approach - The ENEBIO, as an analytical universe. It was defined bases the qualitative method of reference, with emphasis on descriptive and documentary work (literature), as well as emphasis on content analysis procedures from the perspective of objective hermeneutics. In Chapter 3 - Of Results and Discussion - places of origin of the work (institution and region of the country) - Principles tied to curriculum notions of emancipation - Content treaties - Authors / the reference and their approaches to the theme - There was a detailed exposition four categories of analysis to identify possible convergences and conceptual differences over the relationship between 5 curriculum, emancipation and education of Biology, defined as a whole by mapped sentences.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é aprofundar conhecimentos acerca da relação estabelecida entre currículo e emancipação e suas contribuições para as políticas educacionais brasileiras e os processos de formação de profissionais para o ensino de Biologia. Do ponto de vista metodológico, fez-se a opção por uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e documental, com ênfase em procedimentos de análises de conteúdo. Foram selecionados catorze trabalhos apresentados no V ENEBIO em 2014. Eles se constituíram no pano de fundo para o desenvolvimento do estudo e da investigação. Para tanto, o texto apresentado encontra-se estruturado em três capítulos, acrescidos desta introdução e da conclusão. No Capítulo 1, Do Estado da Arte sobre o Tema - Fizeram-se relatos sobre alguns aportes de revisão de literatura que destacam para o ensino de Biologia na atualidade. No Capítulo 2, Do Método - O percurso metodológico adotado - O ENEBIO, como universo de análise. Foi definida com bases nos referenciais de método qualitativos, com ênfase nos trabalhos descritivos e documentais (bibliográfico), assim como ênfase em procedimentos de análises de conteúdo, sob a ótica da hermenêutica objetiva. No Capítulo 3, - Dos Resultados e Discussões - Locais de origem dos trabalhos (instituição e região do país) - Princípios atrelados às noções de currículo e emancipação - Conteúdos tratados - Autores/as de referência e suas abordagens ao Tema - Fez-se a exposição detalhada de quatro categorias de análise para identificar possíveis convergências e divergências conceituais sobre a relação existente entre currículo, emancipação e ensino de Biologia, delimitadas em seu conjunto por sentenças mapeadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T15:38:56Z No. of bitstreams: 1 Feltrin.pdf: 516038 bytes, checksum: d37f5e8799d2834cd711b9693a84a7a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-07T14:47:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Feltrin.pdf: 516038 bytes, checksum: d37f5e8799d2834cd711b9693a84a7a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T14:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Feltrin.pdf: 516038 bytes, checksum: d37f5e8799d2834cd711b9693a84a7a0 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Ensino de Biologiapt_BR
dc.titleCurrículo em perspectiva emancipatória: uma revisitada ao V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Feltrin.pdf503,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.