Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2556
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal-
dc.contributor.referee1Maslowski, Adriano André-
dc.contributor.referee2Bolter, Serli Genz-
dc.creatorMello, Luiz Henrique Moreira-
dc.date2015-11-19-
dc.date.accessioned2019-03-14T18:47:26Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-14T18:47:26Z-
dc.date.issued2015-11-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2556-
dc.description.abstractThis Work Course Conclusion (TCC) is to analyze biology textbooks used in high school and selected within the National Textbook Program (PNLD) - base year 2012, based on studies of gender epistemology. The investigative task proposal is to discuss the concepts of sexuality and gender in their pedagogical use, as a plural dimension to answer the following question: How Biology textbooks content for high school reaffirm discourses and identities of bipolar matrix "male and feminine "in gender relations? it is structured into three chapters, plus introduction and conclusion. Chapter 1 - The Literature review - To question and widen the knowledge about sexuality in Education - The concept of gender and its historical actuality. They made up stories about some literature review of contributions that highlight the conceptual framework of gender issues, their treatment in PNLD and its implications for the teaching of Biology today. Chapter 2 - The Method - The methodology and procedures used - The choice of the textbook as the research setting. The choice Textbook as the research setting. It was defined bases the qualitative method of reference, with emphasis on descriptive and documentary work (literature), as well as emphasis on content analysis procedures from the perspective of objective hermeneutics. In Chapter 3 - Of Results and Discussion - The sexuality theme and main study treatment interfaces relationship between sexuality, gender and teaching Biology. There was a detailed account of two categories of analysis to identify possible convergences and divergences on the conceptual relationship sexuality, gender and teaching Biology, defined as a whole by mapped sentencespt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se propõe a analisar livros didáticos de Biologia usados no Ensino Médio e selecionados dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – ano base 2012, baseado nos estudos sobre as epistemologias de gênero. A tarefa investigativa proposta é problematizar os conceitos de sexualidade e gênero, em seu uso pedagógico, como uma dimensão plural para responder a seguinte pergunta: Como os conteúdos dos livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio reafirmam discursos e identidades da matriz bipolar “masculino e feminino” nas relações de gênero? Ele está estruturado em três capítulos, acrescidos da introdução e conclusão. No Capítulo 1 – Da Revisão de literatura – Problematizar e ampliar os conhecimentos sobre sexualidade na Educação - O conceito de gênero e sua atualidade histórica. Fizeram-se relatos sobre alguns aportes de revisão de literatura que destacam o marco conceitual das questões de gênero, seu tratamento no PNLD e suas implicações para o ensino de Biologia na atualidade. No Capítulo 2 – Do Método - A proposta metodológica e os procedimentos utilizados - A escolha do livro didático como cenário da investigação. A escolha do Livro Didático como cenário da investigação. Foi definida com bases nos referenciais de método qualitativos, com ênfase nos trabalhos descritivos e documentais (bibliográfico), assim como ênfase em procedimentos de análises de conteúdo, sob a ótica da hermenêutica objetiva. No Capítulo 3 – Dos Resultados e Discussões - O tratamento do tema da sexualidade e suas principais interfaces de estudo As relações existentes entre sexualidade, gênero e ensino de Biologia. Fez-se a exposição detalhada de duas categorias de análise para identificar possíveis convergências e divergências conceituais sobre a relação existente sexualidade, gênero e ensino de Biologia, delimitadas em seu conjunto pelas sentenças mapeadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T16:43:11Z No. of bitstreams: 1 Mello.pdf: 480567 bytes, checksum: c771578de1ca31c609d45e2f2669563a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T18:47:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mello.pdf: 480567 bytes, checksum: c771578de1ca31c609d45e2f2669563a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T18:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mello.pdf: 480567 bytes, checksum: c771578de1ca31c609d45e2f2669563a (MD5) Previous issue date: 2015-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGêneros (grupos sociais)pt_BR
dc.titleIdentidades de gênero nos livros didáticos de biológia para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mello.pdf469,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.