Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal-
dc.creatorMoreira, Andréia dos Santos-
dc.date.accessioned2017-06-06T17:48:03Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2017-06-06T17:48:03Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/255-
dc.description.abstractThis paper presents a discussion about the different cultures that may be in the contexts of schools in general. An attempt to check if it would be possible to separate schools located in the same space, having a same story could internally create distinct cultures. The development of the research took place in São Luiz Gonzaga in two schools in the state schools. The work is divided into three chapters, where the first speech of the general concepts of school culture, beginning with the concepts of authors known as Laraia (2002), Geertz (1989), Souza (2007). In the second chapter an overview of the local culture to improve regional context of where the schools surveyed are inserted, same place, same historical culture and training. The third chapter brings a little history of each school and makes an analysis of the discourses and cultures of different schools of research. For this chapter used to Plans Educational Policy of each school mentioned in the survey. In closing remarks, you can see that it is possible to verify that two schools within a single reality but can produce distinct cultures. These cultures are introjected political plans in the forms of pedagogical goals, philosophy and own pedagogical performance of each teacher, which often do not realize this yourself.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma discussão acerca das diferentes culturas que pode haver nos contextos das escolas em geral. Uma tentativa de verificar se seria possível escolas distintas situadas num mesmo espaço, possuindo uma mesma história pudesse internamente criar culturas distintas. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em São Luiz Gonzaga em duas escolas da rede estadual de ensino. O trabalho está dividido em três capítulos, onde o primeiro fala dos conceitos gerais de cultura escolar, partindo dos conceitos de alguns autores conhecidos como Laraia (2002), Geertz (1989), Souza (2007). Já no segundo capítulo um apanhado da cultura local regional para uma melhor contextualização do local onde as escolas pesquisadas estão inseridas, mesmo local, mesma cultura histórica e de formação. O capítulo terceiro traz um pouco da história de cada escola e faz uma analise dos discursos e diferentes culturas das escolas da pesquisa. Para este capítulo usou-se os Planos Político Pedagógico de cada escola citada na pesquisa. Nas considerações finais, é possível perceber que é possível verificar que duas escolas inseridas numa mesma realidade podem sim produzir distintas culturas. Estas culturas são introjetadas nos planos políticos pedagógicos nas formas de objetivos, filosofia e da própria atuação pedagógica de cada professor, onde este muitas vezes nem percebe-se.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T17:45:23Z No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 599889 bytes, checksum: 5f95863ad1421f050a445c2c82f5e881 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T17:48:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 599889 bytes, checksum: 5f95863ad1421f050a445c2c82f5e881 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T17:48:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 599889 bytes, checksum: 5f95863ad1421f050a445c2c82f5e881 (MD5) Previous issue date: 2013-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectCultura regionalpt_BR
dc.subjectCultura históricapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPolíticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSão Luiz Gonzagapt_BR
dc.titleA cultura escolar como campo de investigação das práticas pedagógicas: duas escolas, duas culturaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA.pdf585,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.