Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Fernanda de Andrade-
dc.creatorDelanogari, Franciele Noro-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-14T18:52:24Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-14T18:52:24Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2564-
dc.description.abstractA study on the curricular restructuring of high school in Rio Grande do Sul state started in 2012 is the subject of this text, which aims to analyze the understanding of teachers about their role in the implementation process and the achievement of the proposal. It is a qualitative research that had as an instrument to carry out a semi-structured questionnaire to teachers of state schools. It was found challenges and possibilities for entering new curriculum policies in educational systems, we highlight the development of teacher autonomy in the process, as well as recognition of the importance of a new perspective on student learning from the research.pt_BR
dc.description.resumoUm estudo acerca da reestruturação curricular do ensino médio no estado do Rio Grande do Sul iniciado em 2012 é o tema deste texto, o qual busca analisar as compreensões dos professores acerca do seu papel no processo de implantação e na realização da proposta. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como instrumento a realização de um questionário semiestruturado aos professores da rede estadual de ensino. Constatou-se desafios e possibilidades para a inserção de novas políticas curriculares nos sistemas de ensino, destacam-se o desenvolvimento da autonomia docente no processo, bem como o reconhecimento da importância de uma nova perspectiva de aprendizagem dos alunos a partir da pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T15:28:19Z No. of bitstreams: 1 Delanogari.pdf: 924828 bytes, checksum: 6f6b50a41040a7d7a41be91717121ae5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T18:52:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Delanogari.pdf: 924828 bytes, checksum: 6f6b50a41040a7d7a41be91717121ae5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T18:52:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Delanogari.pdf: 924828 bytes, checksum: 6f6b50a41040a7d7a41be91717121ae5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAutonomia administrativapt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino médiopt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios na reestruturação curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul (2012/2015)pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Delanogari.pdf903,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.