Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marquetti, Délcio-
dc.creatorBuss, Jaqueline Tomalok-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-03-14T19:31:26Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-03-14T19:31:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2574-
dc.description.abstractThe following research aims to analyze The murders in the Rue Morgue (1841), The mystery of Marie Rogêt (1842) and The purloined letter (1845), tales published by Edgar Allan Poe in the Nineteenth Century, in order to apprehend the rationalized and scientific method as a resourceful way of solving crimes. It is also intended to investigate the European criminal ideas for this period, which shaped the creation of detective fiction itself, by Poe, and made it possible to use literature as a valid source for historical issues. Concerning the criminal panorama sought for the study, the Positivist Criminal School emerges on the works published mainly by Enrico Ferri, Cesare Lombroso and Raffaele Garofalo, the ones who seek in biological, psychic and social factors the elements which unleash criminal behavior. In conclusion, they were able to demonstrate that the Nineteenth Century provided oodles of content about dealing with the socalled perversity, inspiring authors like Poe and the ones after him in the creation of literary figures who would embody the ideas of fighting crime.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende analisar os três contos policiais publicados por Edgar Allan Poe, sendo eles Os assassinatos na Rua Morgue (1841), O mistério de Marie Rogêt (1842) e A carta roubada (1845) objetivando perceber o advento do método científico e racionalista enquanto recurso de investigação de contravenções, além de averiguar, como um bom detetive o faria, as concepções criminais europeias vigentes no século XIX. Pretende-se compreender ainda, com o auxílio do debate referente à utilização de literatura como fonte histórica, o surgimento do romance policial e as contribuições de Poe para o gênero. Para traçar o panorama criminal almejado no estudo, toma-se como base principalmente a Escola Criminal Positivista que a partir das obras publicadas por Enrico Ferri, Cesare Lombroso e Raffaele Garofalo buscam nos fatores biológicos, psíquicos e sociais dos indivíduos perpetuadores dos delitos os elementos que desencadeiam esse comportamento, demonstrando que o século XIX forneceu um prato cheio ao trato com a chamada perversidade, inspirando autores como Poe e seus posteriores na concepção de figuras literárias que personificariam os ideias de combate ao crime.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-11T18:56:06Z No. of bitstreams: 1 BUSS.pdf: 1022451 bytes, checksum: e6dfd1c25dcb495a473d8fb9b160c338 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T19:31:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUSS.pdf: 1022451 bytes, checksum: e6dfd1c25dcb495a473d8fb9b160c338 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T19:31:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUSS.pdf: 1022451 bytes, checksum: e6dfd1c25dcb495a473d8fb9b160c338 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConto policialpt_BR
dc.subjectInvestigação criminalpt_BR
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.titleCriminologia e método de investigação científica no século XIX nos contos policiais de Edgar Allan Poept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUSS.pdf998,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.