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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Finokiet, Bedati Aparecida-
dc.creatorVieira, Bruno Carvalho-
dc.date.accessioned2017-06-06T19:22:39Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2017-06-06T19:22:39Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/263-
dc.description.abstractThis work has the purpose of discuss the interdisciplinarity, taking the diversity of the people from the state of Rio Grande do Sul as a crosscutting theme. From theoretical assumptions of Ivani Fazenda, Hilton Japiassú and Edgar Morin, it conceptualizes and develops the interdisciplinarity theme, specially on three aspects: academic formation, research and teaching practice. On the other hand, the transversality is conceptualized by the presentation of the crosscutting themes, contained at the national curricular parameters and is crafted as a device to get to a possibility of a interdisciplinary approach on a particular thematic. Culminating with the issue about the "gaúcho" people, the definition of Diversity is built based on the references of Phillipe Perrenoud, permeated by the concepts of Exclusion and Inequality, grounded, specially, on thoughts of Boaventura de Souza Santos and others. The considerations about the history of Rio Grande do Sul are to justify the exclusion of black, indian and the platinum gaucho from the traditionalist culture. This research concludes that interdisciplinary approaches are more easily achieved when an object of investigation is crossed by a crosscutting theme.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de discutir a Interdisciplinaridade, tomando a diversidade do povo do estado do Rio Grande do Sul como tema transversal. A partir de pressupostos teóricos de Ivani Fazenda, Hilton Japiassú e Edgar Morin, conceitua-se e desenvolve-se o tema da Interdisciplinaridade, principalmente, em três enfoques: formação acadêmica, pesquisa e prática docente. Já a Transversalidade é conceituada a partir da apresentação dos temas transversais, contida nos Parâmetros curriculares nacionais e é trabalhada como meio para que se chegue a uma possibilidade de abordagem interdisciplinar sobre um determinado eixo temático. Culminando com a questão da diversidade do povo gaúcho, a definição de Diversidade se constrói a partir dos referenciais de Philippe Perrenoud, permeados pelos conceitos de Exclusão e Desigualdade, alicerçados, principalmente, nas ideias de Boaventura de Sousa Santos, dentre outros. As considerações acerca da história do Rio Grande do Sul são para justificar a exclusão do negro, do índio e do gaúcho platino da cultura tradicionalista. Desta pesquisa conclui-se que abordagens interdisciplinares são mais facilmente atingidas quando um obeto de investigação é atravessado por um tema transversal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T19:17:14Z No. of bitstreams: 1 VIEIRA.pdf: 229368 bytes, checksum: c7a194bbce5e72810f26c4b44062d45e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T19:22:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VIEIRA.pdf: 229368 bytes, checksum: c7a194bbce5e72810f26c4b44062d45e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T19:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIEIRA.pdf: 229368 bytes, checksum: c7a194bbce5e72810f26c4b44062d45e (MD5) Previous issue date: 2013-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCultura gaúchapt_BR
dc.titleDiversidade do povo gaúcho: a transversalidade na busca pela interdisciplinaridadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

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