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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Ubiara Garcia-
dc.creatorJacques, Ebriza-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-03-28T12:54:37Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-03-28T12:54:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2671-
dc.description.abstractFor a long time people with disabilities had a parallel and segregated process of education, which reflects social participation of this minority often invisible in the social processes. Because of that, this paper seeks to understand, through participant observation with a final objective, the ethnography, to understand how socialization occurs in high school classes of a public school in the municipality of Chapecó-SC. The research was carried out in high school classes, that attend the premise of public policies focused on inclusive education. The observed classrooms have fundamentally students with disabilities and also the presence of second teachers, a compulsory school practice, by law, throughout the state of Santa Catarina. As school is a way of accessing specific knowledge and meanings, it plays an important role in promoting social inclusion, education of the individual guarantees the effective participation of all in the community to which it is inserted, just as socialization is also fundamental for the construction of their identity.pt_BR
dc.description.resumoDurante muito tempo as pessoas com deficiência tiveram um processo paralelo e segregado de educação, o que de certa forma reflete como se deu a participação na sociedade dessa minoria muitas vezes invisibilizada nos processos sociais. Frente a isso, o presente trabalho busca, através da observação participante com objetivo final a etnografia, compreender como se dá a sociabilização em turmas do ensino médio de um colégio da rede pública estadual, no município de Chapecó-SC. A pesquisa aconteceu em turmas do ensino médio, que atendem a premissa das políticas publicas voltadas a educação inclusiva. As salas de aula observadas fundamentalmente possuem alunos com deficiência e também contam com a presença de segundas professoras, prática escolar obrigatória, por lei, em todo o estado de Santa Catarina. Bem como a escola é uma via de acesso a conhecimentos e significados específicos, ela exerce um importante papel em promover a inclusão social, a educação do individuo garante a participação efetiva de todos na comunidade a qual está inserido, assim como a sociabilização também é fundamental para a construção de sua identidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-27T19:37:25Z No. of bitstreams: 1 JACQUES.pdf: 683997 bytes, checksum: c2607de500d169f1e684b92aa5f40586 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-28T12:54:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JACQUES.pdf: 683997 bytes, checksum: c2607de500d169f1e684b92aa5f40586 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T12:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JACQUES.pdf: 683997 bytes, checksum: c2607de500d169f1e684b92aa5f40586 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleSegundas professoras e sociabilização de alunos com deficiência: um estudo de caso da educação inclusivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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