Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Kroth, Darlan Christiano-
dc.creatorHleboski, Cleicemara Paula Valcareghi-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-04-16T12:16:28Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-04-16T12:16:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2763-
dc.description.abstractThe demand for organic food is a growing demand from consumers, who see in these foods the quest for a better quality of life. With this thought people began to introduce healthier habits into their lives, boosting the greater consumption and production of organic foods. Faced with such development, it is essential to study the behavior of the consumer, since from the analysis of the consumer's perception of organic products, as well as the factors and attitudes that guide the purchasing decision process is possible develop strategies aimed at developing and strengthening this new niche market. Given the current relevance of the studies that involve the market of organic products, the present research aims to diagnose and compare the motivations and the main factors that influence the buying behavior of consumers and non-consumers of organic fruits and. The research carried out was of a qualitative nature, classified as exploratory and descriptive in terms of its purposes, and its means is classified as a case study. Data collection was carried out using a probabilistic bias questionnaire via the Google Docs platform with 305 responses collected and later a semistructured interview was conducted with five consumers and five non-consumers of organic fruits and vegetables from the municipality of Chapecó, and for its analysis, the content analysis method was used. It was concluded that in relation to the profile, such as age, family income, schooling, sex, there are no differences between the two groups, as some of these characteristics are not determinant in the purchase of organic FLVs. It has also been identified that the two groups know what organic food is, and that the certification seal is necessary for the differentiation between organic and conventional. Free markets and the director's purchase of the producer are the channels most used by consumers, as opposed to non-consumers who prefer supermarkets. Price and non-regularity of supply are the main inhibitors of consumption. Family and friends are the major influencers, just as health is the main motivator of consumption. The two groups agree that the price of organic FLV is higher than the conventional ones and the disclosure of them is still considered very low. Among the fruits, vegetables and vegetables the most consumed are vegetables. In addition, the two groups reported having an interest in consuming other organic products, however, reported having difficulties to find. The research also showed the need for a greater diversification of these products, mainly fruits. Regarding the influence factors, it was evidenced that all exert some influence on consumer buying behavior and not consumers of organic fruits and vegetables, however some influence more and others less.pt_BR
dc.description.resumoO consumo de alimentos orgânicos vem crescendo de forma sustentável nos últimos anos. Este consumo é estimulado pela busca por uma melhor qualidade de vida. Com essa atitude as pessoas passaram a introduzir hábitos mais saudáveis em suas vidas, impulsionando o maior consumo e produção dos alimentos orgânicos. Apesar de crescente, há ainda muitos desafios para este mercado, como por exemplo, atrair e fidelizar novos consumidores, garantindo assim demanda para estimular o aumento da produção. Neste contexto, torna-se essencial o estudo do comportamento do consumidor, uma vez que a partir da analise da percepção dos consumidores em relação aos produtos orgânicos, assim como os fatores e as atitudes que orientam o processo de decisão de compra é possível elaborar estratégias que visem o desenvolvimento e fortalecimento desse novo nicho de mercado. Diante da atual relevância dos estudos que envolvem o mercado de produtos orgânicos, a presente pesquisa teve por objetivo diagnosticar e comparar as motivações e os principais fatores que influenciam o comportamento de compra dos consumidores e não consumidores de frutas, verduras e legumes orgânicos, na cidade de Chapecó. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, classificada quanto aos seus fins como exploratória e descritiva, e quanto aos seus meios classifica-se como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de aplicação de questionário sem viés probabilístico via plataforma Google Docs com 305 respostas coletadas e posteriormente realizou-se entrevista semiestruturada com cinco consumidores e cinco não consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicas do município de Chapecó, e para sua análise, utilizou-se o método da análise de conteúdo. Conclusivamente foi possível perceber que em relação ao perfil como idade, renda familiar, escolaridade, sexo não há diferenças entre os dois grupos, assim como algumas dessas características não são determinantes na compra dos FLV (frutas, legumes e verduras) orgânicos. Ainda foi identificado que os dois grupos sabem o que é alimento orgânico, e que o selo de certificação é necessário para a diferenciação entre orgânico e convencional. As feiras livres e a compra direta do produtor são os canais mais utilizados pelos consumidores, ao contrário dos não consumidores que preferem os supermercados. O preço e a não regularidade de oferta são os principais inibidores do consumo. A família e amigos são os maiores influenciadores, assim como a saúde é o principal motivador do consumo. Os dois grupos concordam que o preço dos FLV orgânicos é superior aos convencionais e a divulgação dos mesmos ainda é considerada muito baixo. Dentre frutas, legumes e verduras os mais consumidos são verduras. Além desses os dois grupos relatam ter interesse em consumir outros produtos orgânicos, no entanto, relataram ter dificuldades de encontrar. A pesquisa demostrou também a necessidade de uma maior diversificação desses produtos, principalmente de frutas. Em relação aos fatores de influência ficou evidenciado que todos exercem algum tipo de influência no comportamento de compra dos consumidores e não consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicas, entretanto alguns influenciam mais e outros menos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-04-15T19:43:41Z No. of bitstreams: 1 HLEBOSKI.pdf: 3191044 bytes, checksum: 95157ce5ecc503b11007c23b5841672c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-16T12:16:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HLEBOSKI.pdf: 3191044 bytes, checksum: 95157ce5ecc503b11007c23b5841672c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T12:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HLEBOSKI.pdf: 3191044 bytes, checksum: 95157ce5ecc503b11007c23b5841672c (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleComportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras orgânicas do município de Chapecó/SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HLEBOSKI.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.