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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Janaína Gularte-
dc.creatorMachado, Camila Nascimento-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-04-16T12:34:10Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-04-16T12:34:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2764-
dc.description.abstractIndividualized and personalized work opportunities, in this way, as marketing research focused on the behavior of its consumers contribute significantly to the development of goods and services. To do this, it is necessary to recognize how the particularities of individuals, in relation to everything that concerns consumer behavior, including ways to identify and identify themselves. The LGBT consumer is still somewhat exploited and like little ideas about the behavior of this group. Therefore, the objective of this work is to know the reality of LGBTQ consumer behavior of long ten years (from 1998 to 2018), in order to identify gaps and research opportunities. This is a methodology adopted for disseminating the work in a systematic journal and a bibliometric research, through the scientific production in the bases: Web of Science, EBSCO, Spell, Scopus, Revista Brasileira de Marketing (Remark), Revista Interdisciplinar de Marketing (Rimar ). Away from this research, it was observed that most of the objectives are focused on the LGBTQ. The evaluation of studies revealed a greater number of quantitative methodologies, and the results of the articles confirmed the LGBTQ market potential. It was noticed that the studies on the construct were highlighted in the year 2015 and there were only three periodicals with more than one article published on the subject. The news of publications by countries of prominence or prominence of the United States of America with publications, Brazil in second place. In relation to the representativeness of universities by federal unit of country, the greatest highlight was in the United States, with 12 universities of origin, with 4 universities.pt_BR
dc.description.resumoCada vez mais o consumidor exige tratamento individualizado e personalizado, dessa forma, as pesquisas de marketing voltadas para o comportamento do consumidor contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de bens e serviços. Para isso, é necessário reconhecer as particularidades dos indivíduos, em relação a tudo que abrange o comportamento do consumidor, entendendo inclusive a forma como estes se reconhecem e se identificam. O consumidor LGBTQ ainda é pouco explorado e as organizações têm poucas informações sobre o comportamento desse grupo. Portanto, o objetivo do trabalho é conhecer a evolução dos estudos sobre comportamento do consumidor LGBTQ dos últimos dez anos (de 1998 a 2018), de modo a identificar lacunas e oportunidades de pesquisa. A metodologia adotada para a realização desse trabalho se dividiu em uma revisão sistemática e uma pesquisa bibliométrica, através da produção científica captada nas bases: Web of Science, EBSCO, Spell, Scopus, Revista Brasileira de Marketing (Remark), Revista Interdisciplinar de Marketing (Rimar). A partir desta pesquisa, observou-se que a maioria dos objetivos foram voltados em entender e conhecer o perfil do consumidor LGBTQ. Para a realização dos estudos, constatou-se um numero maior de metodologias quantitativas, e como resultados os artigos confirmaram o potencial de mercado LGBTQ. Percebeu-se que os estudos sobre o constructo tiveram destaque no ano de 2015 e houveram apenas três periódicos com mais de um artigo publicado sobre o tema. As análises de publicações por países de mostraram o destaque dos Estados Unidos com mais da metade das publicações, o Brasil em segundo lugar. Em relação à representatividade das universidades por unidade federativa o país que teve maior destaque foi os Estados Unidos, com 12 universidades originária dos estudos, seguido pelo Brasil, com 4 universidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-04-15T18:25:48Z No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1845121 bytes, checksum: 3c8e4aabb389689308c76b631dfe83d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-16T12:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1845121 bytes, checksum: 3c8e4aabb389689308c76b631dfe83d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T12:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1845121 bytes, checksum: 3c8e4aabb389689308c76b631dfe83d6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.titleItinerário da produção científica acerca do comportamento do consumidor LGBTQpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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