Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Recktenvald, Marcelo-
dc.creatorNissola, Giovani-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-06T17:31:53Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-06T17:31:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2821-
dc.description.abstractThe globalized world has presented many challenges for organizations in an environment of competitiveness. Organizations need new strategies, new planning. To do so, it becomes important to evaluate their current strategies so that they can develop new actions and become more competitive and more focused on their market segments. Strategic planning when aligned allows managers to achieve goals, objectives and development opportunities in the search for competitive advantage, thus enabling a better analysis of the internal and external environment of the organization, and consequently, preventing any turbulence in the face of the market. In this direction, the present study aims to analyze the alignment of perceptions about Strategic Planning among those in charge of the executive board of a credit union. The study is an applied and descriptive research. Regarding the procedures of data collection, a case study, field research, bibliographical and documentary, a qualitative research is carried out. The collection procedures were: semi-structured interview with the financial director; questionnaires with the organizational, administrative and operational directors; documentary through the institutional website. Data analysis was developed through content analysis. The results of the present study pointed out that there is an alignment of perceptions about the strategic planning among the executive directors of the cooperative, which gives the cooperative a competitive advantage in the gain of effectiveness and results, since the objectives and goals of the planning are being reached in the majority. The alignment of perceptions of the management team allows the construction of new scenarios and risk reduction of the cooperative in an increasingly competitive market.pt_BR
dc.description.resumoO mundo globalizado vem apresentando muitos desafios para as organizações, num ambiente de competitividade. As organizações carecem de novas estratégias, novos planejamentos. Para tal, torna-se importante avaliar as suas atuais estratégias, para que possam desenvolver novas ações e se tornarem mais competitivas e mais focadas em seus segmentos de mercado. O planejamento estratégico quando alinhado permite aos gestores atingir metas, objetivos e oportunidades de desenvolvimento na busca por vantagem competitiva, possibilitando assim uma melhor análise do ambiente interno e externo da organização, e consequentemente, prevenindo eventuais turbulências diante do mercado. Nessa direção, o presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento das percepções acerca do Planejamento Estratégico entre os responsáveis da diretoria executiva de uma cooperativa de crédito. O estudo configura-se como uma pesquisa aplicada e descritiva. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, tem-se um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental, uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coleta foram: entrevista semiestruturada aplicada com o diretor financeiro; questionários com os diretores organizacional, administrativo e operacional; documental através do site institucional. A análise dos dados desenvolveu-se através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontaram que há alinhamento de percepções sobre o planejamento estratégico entre os diretores executivos da cooperativa, o que traz vantagem competitiva à cooperativa no ganho de efetividade e resultados, já que os objetivos e metas do planejamento estão sendo atingidos em sua maioria. O alinhamento de percepções da equipe diretiva permite a construção de novos cenários e diminuição de riscos da cooperativa em um mercado cada vez mais competitivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-03T13:11:38Z No. of bitstreams: 1 NISSOLA.pdf: 2637390 bytes, checksum: f3393c76fc6fe9375a48385a24b948f7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-05-06T17:31:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NISSOLA.pdf: 2637390 bytes, checksum: f3393c76fc6fe9375a48385a24b948f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T17:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NISSOLA.pdf: 2637390 bytes, checksum: f3393c76fc6fe9375a48385a24b948f7 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCooperativa de créditopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titlePlano estratégico de uma cooperativa de crédito: análise do alinhamento de percepções da diretoria executivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NISSOLA.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.