Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2966
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Ceyça Lia Palerosi | - |
dc.creator | Scatolin, Everly Jasinski | - |
dc.date | 2017-12-04 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T18:28:56Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2019-07-04T18:28:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2966 | - |
dc.description.abstract | The goal of this work is analyzing how is approached on curriculum grade the themes that allows to train professionals that contribute to sustainable development on university with classroom teaching mode at Laranjeiras do Sul campus of Federal University of Southern Border. In the theoretical scope are discussed the environment concepts, environmental responsibility, sustainable development, the sustainability on professional exercises and environment education on university. To achieve the goal in this work, was used the documentary analyze on PCCs of graduate school, establishing the categories as analysis, environment, environmental responsibility and sustainability, to identify on curriculum grade the subjects that has contribution to supply the sustainable abilities to professionals. This search had been evidenced that among all the undergraduate courses offered in this university, the agronomy course brings on its curriculum the greater amount of subjects that are fundamental to provide a critical approach on environmental issues, providing sustainable abilities. The another courses as Economical Science, Food Engineering, Aquaculture Engineering and Interdisciplinary Education in the Field has disability on analyzed categories. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho consiste em analisar de que forma é abordada, na grade curricular, a temática que possibilita formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável nos cursos de graduação, com modalidade presencial do campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul. No quadro teórico são discutidos os conceitos de meio ambiente, responsabilidade ambiental, desenvolvimento sustentável, a sustentabilidade nas práticas profissionais e a educação ambiental no ensino superior. Para alcançar o objetivo proposto nessa pesquisa utilizou se a análise documental nos PPCs dos cursos de graduação, sendo, definidas as categorias de análises, meio ambiente, responsabilidade ambiental e sustentabilidade, com o intuito de identificar na grade curricular dos cursos as disciplinas que venham a contribuir para a formação do profissional com práticas sustentáveis. Esse trabalho evidenciou que dentre os cursos ofertados pela universidade o curso de Agronomia traz em sua grade curricular a maior quantidade de disciplinas que são fundamentais para a uma percepção crítica frente às questões ambientais, sociais de maneira que contribuam par práticas sustentáveis. Os outros cursos de graduação como Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Interdisciplinar em Educação no Campo apresentam deficiência em relação às categorias analisadas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-29T22:37:58Z No. of bitstreams: 1 SCATOLIN.pdf: 898490 bytes, checksum: cc2230e32b74205b5dbe50217f359a02 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-04T18:28:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCATOLIN.pdf: 898490 bytes, checksum: cc2230e32b74205b5dbe50217f359a02 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-04T18:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCATOLIN.pdf: 898490 bytes, checksum: cc2230e32b74205b5dbe50217f359a02 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.title | A importância da formação acadêmica para o desenvolvimento sustentável: um estudo nos cursos de graduação do Campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCATOLIN.pdf | 877,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.