Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ceyça Lia Palerosi-
dc.creatorMata, Fernando Ribeiro da-
dc.date2017-12-04-
dc.date.accessioned2019-07-04T18:32:09Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-07-04T18:32:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2967-
dc.description.abstractThis research is built around the Environmental Education field in higher and technical professional study institutions in Laranjeiras do Sul – PR. The main goal of this research is to analyse the introduction and integration of the environmental subject in the professional training of Applied Social Sciences and related studies in higher and technical professional institutions in the city of Laranjeiras do Sul – PR. It's a qualitative research that utilizes documentary analysis and case study method. The data used in the research was collected from the Pedagogical Course Plan (PCP), where it could be verified the course syllabus that contemplates or may contemplate the environmental subject. Documental studies were carried in four educational institutions in the city of Laranjeiras do Sul, covering Business, Accounting Sciences, Economic Sciences, Technician in Agricultural, Technician in Accounting, Technician in Environmental Managment, Executive Secretariat and Social Services. The case study, in turn, was developed through semi-structured interviews with teachers in three of the four institutions located in the municipality of Laranjeiras do Sul, Parana state, “A” Institution, “B” Institution and, “D” Institution. It's important to emphasise that amongst all the courses that were researched, two of them had a wider coverage of subjects in their curriculum plan which encompasses environmental and societal themes. It was also emphasised that in the face of the different realities amongst each course analysed, the teaching staff try to raise awareness and critical thinking, using several different methodologies in their pedagogical practice. For most, there's a different perception about a susteinable commitment in educational institutions where they teach, but, due to its relevance, they suggest that environmental discussion must be even more present and educational practices must be linked to environmental education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se no campo da Educação Ambiental em instituições de ensino superior e técnico de Laranjeiras do Sul – PR. O objetivo central deste estudo é analisar a inserção da dimensão ambiental na formação profissional dos cursos das áreas de ciências sociais aplicadas e afins nas instituições de ensino superior e técnico do município de Laranjeiras do Sul – PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que usou análise documental e o método de estudo de caso. Os dados da pesquisa documental foram coletados a partir dos Planos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), em que verificou-se a ementa das disciplinas que contemplam e/ou podem contemplar a temática ambiental. Foram realizados estudos documentais em quatro instituições de ensino do município de Laranjeiras do Sul, abrangendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Técnico em Agronegócio, Técnico em Contabilidade, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Secretariado Executivo e o curso de Serviço Social. O Estudo de caso, por sua vez, foi desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes em três das quatro instituições localizadas no município de Laranjeiras do Sul-PR, sendo elas: Instituição “A”, Instituição “B” e Instituição “D”. Destaca-se que dentre todos os cursos pesquisados, dois possuíam uma maior abrangência de disciplinas presentes em suas matrizes curriculares da temática que envolve questões frente ao meio ambiente e a sociedade. Evidenciou-se que mediante as realidades distintas de cada curso estudado, os docentes buscam despertar em seus alunos o pensamento crítico, usando diversas metodologias distintas nas práticas pedagógicas. Para a maioria dos docentes, existe uma percepção referente ao compromisso sustentável nas instituições de ensino em que trabalham, porém, pela sua importância, sugerem que a discussão ambiental deva estar ainda mais presente no ensino e que as práticas educacionais estejam atreladas a educação ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-29T22:55:08Z No. of bitstreams: 1 MATA.pdf: 1008595 bytes, checksum: 22bdd921b075b6cbb382c6ad498df3cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-04T18:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATA.pdf: 1008595 bytes, checksum: 22bdd921b075b6cbb382c6ad498df3cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-04T18:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATA.pdf: 1008595 bytes, checksum: 22bdd921b075b6cbb382c6ad498df3cf (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEducação ambiental na formação profissional: um estudo nos cursos da área de ciências sociais aplicadas e afins em instituições de ensino superior e técnico no município de Laranjeiras do Sul - PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATA.pdf984,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.