Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Ceyça Lia Palerosi | - |
dc.creator | Mata, Fernando Ribeiro da | - |
dc.date | 2017-12-04 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T18:32:09Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2019-07-04T18:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2967 | - |
dc.description.abstract | This research is built around the Environmental Education field in higher and technical professional study institutions in Laranjeiras do Sul – PR. The main goal of this research is to analyse the introduction and integration of the environmental subject in the professional training of Applied Social Sciences and related studies in higher and technical professional institutions in the city of Laranjeiras do Sul – PR. It's a qualitative research that utilizes documentary analysis and case study method. The data used in the research was collected from the Pedagogical Course Plan (PCP), where it could be verified the course syllabus that contemplates or may contemplate the environmental subject. Documental studies were carried in four educational institutions in the city of Laranjeiras do Sul, covering Business, Accounting Sciences, Economic Sciences, Technician in Agricultural, Technician in Accounting, Technician in Environmental Managment, Executive Secretariat and Social Services. The case study, in turn, was developed through semi-structured interviews with teachers in three of the four institutions located in the municipality of Laranjeiras do Sul, Parana state, “A” Institution, “B” Institution and, “D” Institution. It's important to emphasise that amongst all the courses that were researched, two of them had a wider coverage of subjects in their curriculum plan which encompasses environmental and societal themes. It was also emphasised that in the face of the different realities amongst each course analysed, the teaching staff try to raise awareness and critical thinking, using several different methodologies in their pedagogical practice. For most, there's a different perception about a susteinable commitment in educational institutions where they teach, but, due to its relevance, they suggest that environmental discussion must be even more present and educational practices must be linked to environmental education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa situa-se no campo da Educação Ambiental em instituições de ensino superior e técnico de Laranjeiras do Sul – PR. O objetivo central deste estudo é analisar a inserção da dimensão ambiental na formação profissional dos cursos das áreas de ciências sociais aplicadas e afins nas instituições de ensino superior e técnico do município de Laranjeiras do Sul – PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que usou análise documental e o método de estudo de caso. Os dados da pesquisa documental foram coletados a partir dos Planos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), em que verificou-se a ementa das disciplinas que contemplam e/ou podem contemplar a temática ambiental. Foram realizados estudos documentais em quatro instituições de ensino do município de Laranjeiras do Sul, abrangendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Técnico em Agronegócio, Técnico em Contabilidade, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Secretariado Executivo e o curso de Serviço Social. O Estudo de caso, por sua vez, foi desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes em três das quatro instituições localizadas no município de Laranjeiras do Sul-PR, sendo elas: Instituição “A”, Instituição “B” e Instituição “D”. Destaca-se que dentre todos os cursos pesquisados, dois possuíam uma maior abrangência de disciplinas presentes em suas matrizes curriculares da temática que envolve questões frente ao meio ambiente e a sociedade. Evidenciou-se que mediante as realidades distintas de cada curso estudado, os docentes buscam despertar em seus alunos o pensamento crítico, usando diversas metodologias distintas nas práticas pedagógicas. Para a maioria dos docentes, existe uma percepção referente ao compromisso sustentável nas instituições de ensino em que trabalham, porém, pela sua importância, sugerem que a discussão ambiental deva estar ainda mais presente no ensino e que as práticas educacionais estejam atreladas a educação ambiental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-29T22:55:08Z No. of bitstreams: 1 MATA.pdf: 1008595 bytes, checksum: 22bdd921b075b6cbb382c6ad498df3cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-04T18:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATA.pdf: 1008595 bytes, checksum: 22bdd921b075b6cbb382c6ad498df3cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-04T18:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATA.pdf: 1008595 bytes, checksum: 22bdd921b075b6cbb382c6ad498df3cf (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na formação profissional: um estudo nos cursos da área de ciências sociais aplicadas e afins em instituições de ensino superior e técnico no município de Laranjeiras do Sul - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATA.pdf | 984,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.