Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3127
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Pedro Augusto Pereira | - |
dc.creator | Heineck, Angélica Elis | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T17:14:44Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T17:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3127 | - |
dc.description.abstract | Tools like smartphones and computers have been getting important place in people's life and in the most different spaces. So, considering the teaching of mathematics, it is important to observe how these tools have been inserted in the school context. The study contemplates the subject of Information and Communication Technologies (TIC) in Mathematics Education and has as a research point the following question: what are the main approaches present in the articles published in the annals of the XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, regarding the use of TIC in math teaching? The research is part of the qualitative perspective, with a bibliographic design, including the localization, identification and analysis of published scientific articles. For this analysis, five categories that include different approaches in the use of ICT in the classroom, were defined: use of TIC as a tool (the produce of some result), tool to illustrate concepts, directed study and activities in sequence, activities involving programming and games. The results point to the categories defined in the research, and seek to understand how some were more frequent than the others, looking at the possible factors involved in these results. | pt_BR |
dc.description.resumo | Ferramentas como celulares e computadores vem assumindo espaço importante no dia a dia das pessoas e nos mais diversos espaços. Desta forma, considerando o ensino de matemática, se torna importante observar de que maneira estas ferramentas vêm sendo inseridas no contexto escolar. O estudo contempla o tema das Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC na Educação Matemática e tem como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os principais enfoques presentes nos artigos publicados nos anais do XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, quanto a utilização das TIC no ensino de matemática? A pesquisa inserese na perspectiva qualitativa, com delineamento bibliográfico, contemplando a localização, identificação e análise de artigos científicos publicados. Para esta análise, cinco categorias que contemplam diferentes abordagens na utilização das TIC em sala de aula, foram definidas: utilização das TIC como ferramenta (geração de algum resultado), ferramenta para ilustrar conceitos, estudo dirigido e atividades em sequência, atividades envolvendo programação e, jogos. Os resultados apontam para as categorias definidas na pesquisa, e buscam compreender de que forma algumas foram mais frequentes que as demais, observando quais os possíveis fatores envolvidos nestes resultados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-09-03T14:20:19Z No. of bitstreams: 1 HEINECK.pdf: 651005 bytes, checksum: e05770141df002e7e334100499eb4bd4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-04T17:14:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HEINECK.pdf: 651005 bytes, checksum: e05770141df002e7e334100499eb4bd4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-04T17:14:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HEINECK.pdf: 651005 bytes, checksum: e05770141df002e7e334100499eb4bd4 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Computador no ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Objetos virtuais de aprendizagem: uma análise dos artigos científicos publicados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HEINECK.pdf | 635,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.