Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Alcione Aparecida de Almeida-
dc.contributor.referee1Kuhn, Nuvea-
dc.contributor.referee2Daniel Junior, Jair João-
dc.creatorEngel, Alexia Elisa Jung-
dc.date2019-07-08-
dc.date.accessioned2019-09-17T13:10:59Z-
dc.date.available2019-09-17T13:10:59Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3155-
dc.description.abstractThe Federal Law N° 12,3005/2010 which instituted the National Solid Waste Policy (PNRS), highlights the importance of the implementation of the selective waste collection, recycling and the promotion of cooperatives of recyclable and reusable material collectors. For that matter, this work aims to analyze the socio-environmental and economic aspects in different scenarios of urban solid waste (USW) management in the municipality of Cerro Largo/RS. Therefore, a systematic documentary evaluation of documents provided by the City Hall of Cerro Largo/RS and provided by the Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (COOPERCAUN) as well as of information published by digital media was performed. The results allowed to catalog five different scenarios of the solid waste management whereby it was found that: Scenario 1 corresponds to the period of 1960 to 2012, there was no selective waste collection and the USW was disposed of in the old dumping site. Scenario 2 refers to the period of 2012 to 2014, the old dumping site was disabled and a company was hired to perform the collect and shipment to the landfill site, in this scenario were spent monthly around R$50,000.00 with the USW management. Scenario 3 corresponds to the period of 2015 to 2017, where the annual solid waste production was verified as (287.15 tons) in 2015, (289.44 tons) in 2016, and (260.74 tons) in 2017, in this scenario the monthly cost of the USW management was approximately R$ 48,731.94 and the collect and shipment to the landfill site of the USW was performed by an outsourced company. In Scenario 4 with environmental education actions in schools, the organization for the implementation of selective collection by the municipality and creation of the cooperative of recyclable materials collectors was reduced to approximately 200 tons per month (from August to December 2017) the amount of USW to the landfill and the monthly expenses were reduced to R $ 33,083.17.The solid waste collection was performed by the City Hall and the shipment to the landfill site was performed by an outsourced company. In Scenario 5, the selective waste collection was implanted, which allowed the reduction of 43.33 % of USW disposed of in landfill site compared to Scenario 2 and a reduction of the monthly spending of 27,689.12. The selective waste collection and the shipment of USW to the landfill site are executed by the City Hall. Lastly, it was possible to conclude that the implantation of the selective waste collection, as well as the establishment of the cooperative of recyclable material collectors, resulted in economic, environmental and social benefits for the municipality of Cerro Largo/RS.pt_BR
dc.description.resumoA Lei Federal N° 12.3005/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) destaca a importância da implantação de coleta seletiva, da reciclagem e do fomento à cooperativas de catadores de material reciclável e reutilizáveis. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar os aspectos socioambientais e econômicos em diferentes Cenários de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) no município de Cerro Largo/RS. Para tanto, realizou-se uma avaliação documental sistemática de documentos cedidos por parte da Prefeitura Municipal de Cerro Largo/RS e da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (COOPERCAUN), bem como de informações publicadas em meio eletrônico. Os resultados permitiram elencar cinco Cenários distintos da gestão de resíduos, dos quais constatou-se que: No Cenário 1 que corresponde ao período de 1960 até o ano de 2012, não havia coleta seletiva e os RSU eram dispostos no antigo lixão. No Cenário 2, referente ao período de 2012 a 2014, o antigo lixão foi desativado e uma empresa foi contratada para realizar a coleta e o transbordo e destinação final ao aterro sanitário, neste Cenário eram gastos mensalmente aproximadamente R$ 50.000,00 com a gestão de RSU. No Cenário 3, correspondente ao período de 2015 a 2017, averiguou-se que a produção de resíduos sólidos anual em 2015 (287,15 toneladas), em 2016 (289,44 toneladas), e em 2017 (260,74 toneladas) de RSU, neste Cenário o custo mensal com a gestão dos RSU era de R$ 48.731,94 e a coleta e destinação final até o aterro sanitário dos RSU era realizada por uma empresa terceirizada. No Cenário 4 com as ações de educação ambiental nas escolas, organização para a implantação da coleta seletiva por parte do município e criação da cooperativa de catadores de materiais recicláveis reduziu-se para aproximadamente 200 toneladas mensais (de Agosto a Dezembro de 2017) a quantidade de RSU destinados ao aterro sanitário e os gastos mensais foram reduzidos a R$ 33.083,17. A coleta dos RSU no Cenário 4 era realizada pela prefeitura e o transbordo e destinação final até o aterro sanitário era realizado pela empresa terceirizada. No Cenário 5 foi implantada a coleta seletiva ocorrendo uma redução de 43,33 % dos RSU dispostos no aterro sanitário e uma redução nos gastos com a gestão de RSU de R$ 27.689,12 mensais se comparado ao Cenário 2. A coleta e a destinação final dos RSU até o aterro sanitário, foram executados pela prefeitura municipal. Por fim, concluiu-se que a implantação da coleta seletiva, bem como a criação da cooperativa de catadores de materiais recicláveis gerou benefícios econômicos, ambientais e sociais para o município de Cerro Largo/RS.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-08-26T19:46:08Z No. of bitstreams: 1 RESTRITO - ENGEL.pdf: 2631650 bytes, checksum: 9e15214c00a4e38f9de4ee6f2a5755a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-17T13:10:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RESTRITO - ENGEL.pdf: 2631650 bytes, checksum: 9e15214c00a4e38f9de4ee6f2a5755a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-17T13:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RESTRITO - ENGEL.pdf: 2631650 bytes, checksum: 9e15214c00a4e38f9de4ee6f2a5755a3 (MD5) Previous issue date: 2019-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectReciclagem urbanapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleAnálise dos diferentes cenários de gestão de resíduos sólidos urbanos no Município de Cerro Largo/RS: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESTRITO - ENGEL.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.