Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eidt, Celso | - |
dc.contributor.referee1 | Eidt, Celso | - |
dc.contributor.referee2 | Roani, Alcione Roberto | - |
dc.contributor.referee3 | Pokojeski, Sueli | - |
dc.creator | Aguiar, Cenilda das Graças de Vaz de | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T18:33:22Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T18:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3185 | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa bibliográfica focada na obra Do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau, abordamos os conceitos de Estado de Natureza, de Sociedade Civil e de Soberania. Demonstramos que a saída do homem de seu estado natural implica na perda da sua liberdade que antes não tinha limites. Ao constituir uma organização social sua liberdade sem limites passa a ser limitada. Em seu estado natural cada homem dependia de seu potencial e o fazia valer na relação direta com a natureza. A condição de todos os homens era de igualdade. Não eram inimigos natos, mas buscavam atender suas necessidades e interesses movidos pelas próprias forças. O que fez o homem sair desta condição foi a invenção da propriedade privada, ou seja, o momento em que aquilo que era comum a todos passa a ser apropriado, cercado, por alguém como sendo exclusivamente dele. Este é o início do percurso que se instauram relações de conflitos. Por essa razão que para Rousseau existe a necessidade de uma organização social, que ofereça proteção ao homem e aos seus bens. Sair do estado de natureza e passando a viver em sociedade faz o homem perder sua liberdade natural, mas lhe garante a proteção do Estado. Ainda que a liberdade esteja condicionada, o homem pode colocar em ação seus pensamentos e idéias descobrindo que é necessário viver em coletividade num estado submetido as leis. Rousseau afirmava que o homem é dotado de inteligência, se corrompe quando passa a ter a ideias de posse tornando-se assim escravo de si mesmo. Ao fazer parte da sociedade o homem passa a fazer parte de uma associação que é regida por leis. As leis precisam ser respeitadas como leis da própria soberania.As leis são o resultado da vontade geral e esta não pode ser alienável e nem divisível. Quem rege a soberania é o soberano que é um membro da associação indicado pelo corpo para ser representante da comunidade que o escolheu.O soberano é aquele que transmite confiança,que trabalha em prol da associação.E todos fazem parte do corpo político e devem respeitá-lo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-09-17T18:21:55Z No. of bitstreams: 1 AGUIAR.pdf: 842432 bytes, checksum: f77579ee51beb73f1a8e1ddfd65b3d05 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-23T18:33:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AGUIAR.pdf: 842432 bytes, checksum: f77579ee51beb73f1a8e1ddfd65b3d05 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-23T18:33:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGUIAR.pdf: 842432 bytes, checksum: f77579ee51beb73f1a8e1ddfd65b3d05 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estado de natureza | pt_BR |
dc.subject | Sociedade civil | pt_BR |
dc.subject | Soberania | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a concepção de sociedade em Jean-Jacques Rousseau | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGUIAR.pdf | 822,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.