Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marquetti, Délcio | - |
dc.creator | Manfrin, Elisa | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T14:16:52Z | - |
dc.date.available | 2020 | - |
dc.date.available | 2020-02-14T14:16:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3498 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze portraits of the biblical character Maria Magdalene, produced by artist Giampietrino, apprentice of Leonardo Da Vinci, in the 16th century, namely: Maria Magdalena Penitente, Santa Maria Maddalena and Maria Magdalena. The relevance of the work lies in the historiographical discussion about the Italian Renaissance and the artistic production of the period, considering that the works done by apprentices of great artists of the time did not obtain such notoriety and the analysis of Maria Madalena's paintings, produced by Giampietrino will be analyzed using Panofsky's Iconology and Iconography methodology. Through this methodology, it was possible to apply the three levels of analysis proposed by Panofsky: pre-iconographic description, iconographic analysis and iconological analysis. It was also possible to analyze comparatively the three images with each other, with images of other artists of the time and between master, Leonardo, and apprentice, Giampietrino. Through analysis, one can see the performance of the art market and the influence on the lives of artists. Finally, it is concluded that the study of apprentices of great artists contributes to the understanding of Renaissance society, and about the portrayed character, Mary Magdalene obeyed the pattern of representation imposed by the Church at the time. The ideals of beauty followed Greco-Roman standards to portray a more beautiful story. Giampietrino has left a vast production with extensive possibilities for analysis and production in the area of Art History. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar retratos da personagem bíblica Maria Madalena, produzidas pelo artista Giampietrino, aprendiz de Leonardo Da Vinci, no século XVI, sendo elas: Maria Madalena Penitente, Santa Maria Maddalena e Maria Madalena. A relevância do trabalho coloca-se na discussão historiográfica acerca da Renascença Italiana e a produção artística do período, tendo em vista que os trabalhos realizados por aprendizes de grandes artistas da época não obtinham tanta notoriedade e as análises dos quadros de Maria Madalena, produzidos por Giampietrino, serão analisados através da metodologia de Iconologia e Iconografia de Panofsky. Por meio desta metodologia, foi possível aplicar os três níveis de análise propostos por Panofsky: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e análise iconológica. Também foi possível analisar de forma comparativa as três imagens entre si, com imagens de outros artistas da época e entre mestre, Leonardo, e aprendiz, Giampietrino. Por meio das análises, pode-se perceber a atuação do mercado da arte e a influência na vida dos artistas. Por fim, conclui-se que o estudo de aprendizes de grandes artistas contribui para o entendimento da sociedade renascentista, e sobre a personagem retratada, Maria Madalena obedecia ao padrão de representação imposto pela Igreja na época. Os ideais de beleza seguiam aos padrões greco-romanos afim de retratar uma história mais bonita. Giampietrino deixou uma vasta produção com possibilidades extensas de análise e produção na área da História da Arte. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-05T15:00:51Z No. of bitstreams: 1 MANFRIN.pdf: 3158752 bytes, checksum: bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-14T14:16:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MANFRIN.pdf: 3158752 bytes, checksum: bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-14T14:16:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MANFRIN.pdf: 3158752 bytes, checksum: bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Renascimento | pt_BR |
dc.subject | Italianos | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.title | O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MANFRIN.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.