Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Felix, Jorge Luis Palacios | - |
dc.contributor.referee1 | Luchese, Thiago de Cacio | - |
dc.contributor.referee2 | Vendruscolo, Márcio Antônio | - |
dc.creator | Prates, Thaís Cordeiro | - |
dc.date | 2019-12-06 | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T12:27:22Z | - |
dc.date.available | 2020-02-12 | - |
dc.date.available | 2020-02-20T12:27:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3556 | - |
dc.description.abstract | There is a growing awareness of the need to achieve a more sustainable mobility. In the past years efforts are being made to increase the application of photovoltaic solar energy in electric and hybrid cars. However, this possibility of application is questionable, since the efficiency of photovoltaic panels is low in comparison to other energy sources. In the present model of a photovoltaic electric vehicle solar tracking device was developed. The aim of this study was to compare the two alternative photovoltaic systems, one fixed, with the photovoltaic panel (PV) arranged flat, and one mobile equipped with a solar tracker. Experimentally it was investigated the energetic performance of the system based on the electric performance of the photovoltaic panel and the velocity of the vehicle, using statistical inference tests , comparisons with other works of the literature. The results showed with, 95% confidence, that using the solar tracker on sunny days can increase up to 16,3% of the energy produced by it. Already on cloudy days there was no advantage with the use of this device. In the model, the average speed obtained with the use of the tracker was 0.85 m/s about 30% higher than that obtained without using this device so, with 95% confidence, we can conclude that using this technology on electric vehicles can significantly improve their performance. | pt_BR |
dc.description.resumo | Há uma crescente conscientização sobre a necessidade de se alcançar uma mobilidade mais sustentável. Nos últimos anos estão sendo feitos sucessivos esforços para aumentar a aplicação da energia solar fotovoltaica em carros elétricos e híbridos. Entretanto essa possibilidade de aplicação é questionável uma vez que a eficiência dos painéis fotovoltaicos é baixa comparada a outros meios de energia. No presente trabalho desenvolveu-se um modelo de veículo elétrico movido a energia fotovoltaica com dispositivo de rastreamento solar. O objetivo deste estudo foi comparar dois sistemas fotovoltaicos alternativos, um fixo, com o painel fotovoltaico (PV) disposto de forma plana, e um móvel equipado com um rastreador solar. Experimentalmente investigou-se o desempenho energético dos sistemas baseando-se na performance elétrica do painel fotovoltaico e na velocidade do veículo, utilizando-se testes de inferência estatísticas e comparações com outros trabalhos da literatura. Os resultados obtidos demostraram, com 95% de confiança, que utilizar o rastreador solar em dias ensolarados podem aumentar até 16,3% a energia produzida por este. Já em dias nublados não se observou vantagem com o uso deste dispositivo. No modelo, a velocidade média obtida com o uso do rastreador foi de 0,85 m/s, cerca de 30% superior à obtida sem o uso deste dispositivo. Assim, com 95% de confiança, podemos concluir que utilizar esta tecnologia em veículos elétricos pode melhorar significativamente seu desempenho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-12T18:37:37Z No. of bitstreams: 1 PRATES.pdf: 2204815 bytes, checksum: 2e9d5ef014202d353731fb70d8536b41 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T12:27:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PRATES.pdf: 2204815 bytes, checksum: 2e9d5ef014202d353731fb70d8536b41 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-20T12:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRATES.pdf: 2204815 bytes, checksum: 2e9d5ef014202d353731fb70d8536b41 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Energia solar | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.title | Veículo elétrico movido a energia fotovoltaica com sistema de rastreamento solar | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRATES.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.